Edital do Fundo Brasil fortalecerá povos indígenas e seus direitos

Compartilhar

O Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou o edital “Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática”, com inscrições abertas até 07 de maio, destinado a financiar projetos que defendam os direitos humanos e territoriais das comunidades indígenas em meio à crise climática.

Foto: Adobe Stock.

Por Redação

O Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou o edital “Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática”, com o objetivo de apoiar projetos voltados para a defesa dos direitos humanos e territoriais das comunidades indígenas diante da crise climática. Este edital destina-se a financiar iniciativas que incluem o monitoramento dos territórios, o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis e a incidência política em prol dos direitos desses povos.

O cenário atual evidencia a urgência dessa iniciativa, com o ano de 2023 marcado como o mais quente do planeta desde 1850, segundo a Organização Mundial de Meteorologia. No Brasil, a situação é agravada pela invasão de terras indígenas e de comunidades tradicionais, bem como pela exploração predatória de recursos naturais em áreas de conservação da biodiversidade. O último relatório do IPCC destaca a importância da cooperação e da tomada de decisões inclusivas com os povos indígenas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Foto: Divulgação/ Edital “Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática” do Fundo Brasil.

Com um total de R$ 1.500.000,00 disponíveis para apoiar pelo menos 25 projetos em todo o país, o prazo para inscrições é até 07 de maio através do link , com um período de financiamento de até 12 meses.

Organizações e coletivos de povos indígenas, formalizados ou não, com ou sem CNPJ, podem se inscrever. No entanto, é importante destacar que o edital não aceita propostas de organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas de pequeno ou médio porte, microempresas e microempreendedores individuais.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, uma fundação independente sem fins lucrativos fundada em 2006, atua como uma ponte entre doadores e projetos de transformação social. Além de apoiar a defesa dos direitos dos povos indígenas, a instituição também se dedica a diversas outras causas, como a justiça racial, de gênero e climática, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, em especial o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

 


Compartilhar