Edital do Banco do Brasil contempla projetos culturais
EditaisO Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais 2026–2027 prevê investimento de até R$ 60 milhões anuais, via recursos próprios ou Lei Rouanet, para projetos nas áreas de artes cênicas, música, exposições, cinema e ações de educação e mediação cultural

O Banco do Brasil lançou o Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais 2026–2027, focado em selecionar propostas para compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs) em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio de 2025 pelo site do Programa Banco do Brasil de Patrocínios.
O edital reforça o compromisso do Banco do Brasil com a valorização da cultura nacional, oferecendo oportunidades para iniciativas que promovam a inclusão e o fortalecimento da identidade cultural do país. Os projetos selecionados poderão circular por mais de uma unidade do CCBB.
Com investimento previsto de até R$ 60 milhões anuais, via recursos próprios ou Lei Rouanet, serão contemplados projetos nas áreas de artes cênicas, música, exposições, cinema e ações de educação e mediação cultural. Além disso, as propostas devem dialogar com a diversidade cultural brasileira, promover ibilidade e gerar impacto social.
Podem participar pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com F válido, além de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, incluindo MEIs, fundações, associações e empresas. Vale destacar que é necessário indicar uma empresa brasileira com poderes para executar o projeto em caso de aprovação. Não serão aceitos projetos de cunho religioso, político-partidário, promocional de agentes públicos ou com fins comerciais, como gravação de CDs, DVDs ou livros.
A seleção será feita por uma comissão técnica e o valor do patrocínio será definido individualmente com cada proponente, considerando as contrapartidas oferecidas e a programação dos espaços culturais. Para saber mais sobre esta e outras chamadas, e a Central de Editais, plataforma do Observatório do Terceiro Setor em parceria com a Prosas.