Edital seleciona 5 OSCs para criação de Fundo Patrimonial
A Endowments do Brasil, em colaboração com a Sitawi Finanças do Bem, lançou o edital “Democratizando os Fundos Patrimoniais” para selecionar cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuem em educação, ciência, cultura, saúde e outras áreas, oferecendo-lhes e para criar e gerenciar um Fundo Patrimonial sem custos iniciais por dois anos.

A Endowments do Brasil, em parceria com a Sitawi Finanças do Bem, lançou o edital “Democratizando os Fundos Patrimoniais“, voltado para cinco organizações sem fins lucrativos que atuam em áreas como educação, ciência, cultura, saúde, entre outras. O objetivo principal é oferecer e para que essas organizações possam se estruturar e desenvolver um Fundo Patrimonial sem custos nos dois primeiros anos.
Segundo Leonardo Letelier, Diretor Executivo da Endowments do Brasil, o edital representa um avanço significativo para fortalecer o Terceiro Setor no país, proporcionando às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) a oportunidade de planejar seu futuro de forma sustentável. O processo de seleção será rigoroso, com critérios que incluem a solidez financeira das organizações, sua atuação impactante nas áreas de interesse público, o planejamento estratégico para captação de recursos e a eficácia de sua governança.
As inscrições para o edital estarão abertas de 13 de junho a 1º de julho; as OSCs interessadas podem encontrar mais informações e realizar sua inscrição no site da Endowments do Brasil. A iniciativa visa não apenas apoiar financeiramente as organizações selecionadas, mas também capacitar e orientar na estruturação do Fundo Patrimonial, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Lei de Fundos Patrimoniais, que regulamenta esses mecanismos desde 2019 no Brasil.
Os Fundos Patrimoniais são essenciais para garantir a sustentabilidade a longo prazo das OSCs, permitindo que continuem a desenvolver projetos e programas que beneficiem a sociedade de forma duradoura. Esta iniciativa destaca-se como uma oportunidade única para as organizações que buscam fortalecer seu impacto social e garantir sua autonomia financeira através de um modelo de gestão transparente e eficiente.
Com e para criar e gerenciar um Fundo Patrimonial sem custos, a Endowments do Brasil, junto com a Sitawi Finanças do Bem, alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU. E assim, a iniciativa visa garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.
A Sitawi Finanças do Bem é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 que desenvolve infraestrutura financeira para a Economia de Impacto. Em sua trajetória já mobilizou mais de R$ 470 milhões para impacto socioambiental para mais de 3 mil iniciativas que beneficiaram 14 milhões de pessoas e apoiaram a conservação de 5 milhões de hectares, em todo o país.
A Endowments do Brasil (EdBr) é a primeira Organização Gestora de Fundos Patrimoniais (OGFP) “multi-causa” e “multi-beneficiário” no país. Em parceria com a Sitawi Finanças do Bem, atua em uma abordagem inovadora que possibilita a criação de Fundos Patrimoniais de forma rápida, fácil e ível, tanto para organizações que buscam ferramentas de sustentabilidade financeira quanto para famílias/empresas filantropas que buscam deixar um legado perene na sociedade.