Documentário DOAR estreou no Dia de Doar, celebrando a generosidade

Cultura de Doação
Compartilhar

Produzido pela Deusdará Filmes, o documentário retrata histórias transformadoras da doação no Brasil e estreou no Futura e Globoplay em 3 de dezembro.

Foto: Divulgação.

No último Dia de Doar, celebrado em 3 de dezembro, o documentário DOAR estreou simultaneamente no Canal Futura e Globoplay. Produzido pela Deusdará Filmes com patrocínio da RD Saúde via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o filme destacou o impacto transformador da cultura de doação no Brasil. Dirigido por Sérgio Rizzo, o documentário reuniu histórias emocionantes de doadores e beneficiados, evidenciando como doações recorrentes sustentam o trabalho de organizações sociais e transformam vidas.

Com 70 minutos de duração, DOAR apresentou um panorama da filantropia no Brasil e refletiu sobre os desafios e barreiras para a criação de uma cultura de doação sustentável. “A existência do documentário favorece a discussão de temas que ainda não circulam amplamente no Brasil. Quem doa deve sentir orgulho e inspirar outros a fazerem o mesmo”, comentou o diretor Sérgio Rizzo.

O lançamento aconteceu em sinergia com o Dia de Doar, movimento global que promove a generosidade em mais de 90 países. No Brasil, a iniciativa é organizada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, envolvendo milhões de pessoas em ações solidárias.

Uma reflexão sobre doação e transformação
O documentário abordou questões como a desconfiança que ainda dificulta a doação recorrente no Brasil. Paula Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), destacou no filme a importância de transformar a doação em uma prática perene: “Como fazer com que o brasileiro doe buscando a transformação da sociedade, e não apenas em resposta a uma emergência?”

A produção também explorou a relação entre o fortalecimento da sociedade civil e a consolidação da democracia, trazendo depoimentos de especialistas e representantes de empresas, como Maria Izabel Toro, gerente executiva de Investimento Social da RD Saúde. “Empresas podem ser meios poderosos de transformação social. É por isso que apoiamos iniciativas como DOAR, que fortalecem a cultura da doação e incentivam mais pessoas a doar”, reforçou Toro.

Serviço:

  • Estreia: 3 de dezembro
  • Onde assistir: Canal Futura e Globoplay (disponível na área gratuita do streaming)
  • Saiba mais: www.doarofilme.com.br

O documentário está alinhado aos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

* Conteúdo produzido em parceria com o Dia de Doar.


Compartilhar