Doa Criciúma mobilizou ações solidárias no Dia de Doar
Cultura de DoaçãoCampanha Doa Criciúma, liderada pelo Núcleo do Terceiro Setor da Acic, promoveu arrecadações e destacou a importância da solidariedade na região.

Na última sexta-feira, 29 de novembro, Criciúma e região se mobilizaram para o Dia de Doar, com o Dia D da campanha Doa Criciúma e Região, liderado pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Diversas ações de arrecadação foram realizadas em pontos estratégicos, envolvendo a comunidade em um grande movimento de solidariedade.
Os recursos arrecadados, incluindo materiais de higiene, itens de alimentação e doações financeiras via Pix, serão destinados às 24 entidades nucleadas, que atendem mais de 40 mil pessoas, impactando crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.
As arrecadações ocorreram em supermercados de Criciúma e Balneário Rincão, além de pontos de coleta em instituições como Acic, Afasc, Associação Vida Ativa São José, Instituto Diomício Freitas, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e Unesc.
Importância da solidariedade
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo”, afirmou Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor. Para o presidente da Acic, Valcir José Zanette, a campanha reforçou a importância da cultura de doação para garantir a continuidade dos serviços sociais que promovem inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida.
A mobilização destacou como a generosidade pode transformar vidas e fortalecer a atuação do terceiro setor, essencial para o desenvolvimento regional. A campanha fortalece principalmente os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).