Disque 100 registra aumento de denúncias contra direitos humanos em 2024

Direitos Humanos
Compartilhar

No último ano, o serviço público e gratuito de denúncias aos direitos humanos teve aumento superior a 22% nas ocorrências, comparado a 2023. Ao todo, foram mais de 657,2 denúncias em 2024

Imagem: Canva

O Disque 100, serviço público focado no registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, teve aumento de 22,6% no número de denúncias entre 2023 e 2024. No último ano houveram 657,2 mil ocorrências, enquanto em 2023, este número foi de 536,1 mil.

Segundo os dados, divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), 2024 representou o recorde em quantidade de denúncias. Em nota divulgada no site do Governo Federal, a coordenadora-geral do Disque 100, Franciely Loyze, afirmou que esses resultados demonstram a confiança da população no serviço prestado.

A Ouvidoria também apresentou informações a respeito do perfil das pessoas afetadas. Foi constatado que o gênero feminino equivale à maioria das vítimas, com 372,3 mil casos. Referente à faixa etária, os idosos com 70 e 74 anos lideraram, com 32,5 mil denúncias.

O perfil dos agressores também mudou em 2024. As mulheres tomaram a liderança como o principal gênero do suspeito das agressões, com um aumento de 28,8% em comparação a 2023. Conforme as informações da Ouvidoria, a maior parcela desses agressores, tanto homens quanto mulheres, são da cor branca (172,9 mil) e têm entre 30 e 34 anos (65,8 mil).

Considerando as violações de direitos humanos mais recorrentes no Disque 100, a integridade por negligência teve o maior aumento nas denúncias, subindo 45,2%. Outras ocorrências que aumentaram foram a tortura psíquica (35%) e a integridade física com exposição de risco à saúde (30,5%)

O que é o Disque 100?

O Disque Direitos Humanos, conhecido como Disque 100, é um serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Seu propósito é receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social.  

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos, sendo a vítima ou tendo conhecimento de um fato ocorrido com outra pessoa. O serviço funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.?As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. 

O trabalho do Disque 100 colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes), que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o o à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.


Compartilhar