Dia de Doar 2023 mobilizou mais de 39 milhões de pessoas
Cultura de DoaçãoO Dia de Doar 2023 mobilizou milhões de brasileiros, arrecadando mais de 7 milhões de reais e fortalecendo a cultura da doação e solidariedade em todo o país.

Por Redação
No celebrado Dia de Doar de 2023, milhões de brasileiros uniram esforços para promover a cultura da doação no país, consolidando a iniciativa como um marco significativo nesse movimento solidário. A campanha alcançou notáveis resultados, mobilizando mais de 7 milhões de reais, dos quais 5 milhões foram anunciados por organizações sem fins lucrativos e mais de 1 milhão proveniente de doações via plataformas online, representando um crescimento de 22% em relação à edição anterior.
Com uma presença abrangente em todas as regiões, a ação envolveu organizações, empresas, artistas e influenciadores, transformando o Dia de Doar em uma espécie de Black Friday solidária para as ONGs. Destaque para a iluminação especial do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e de outros monumentos em várias partes do país, reforçando a mensagem de solidariedade e empatia.
Os números expressivos evidenciam o impacto positivo, com mais de 39 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais e a hashtag #diadedoar acumulando mais de 79 mil menções. O Programa de Dados da ABCR identificou que mais de 1,7 milhão de reais foram doados online, contando com a participação de empresas parceiras. O Observatório do Terceiro Setor, integrante do Movimento por uma Cultura de Doação, anualmente participa destes números a partir de campanhas e matérias nas redes sociais, além de ter sido tema do programa de rádio Perspectiva.
O Dia de Doar em 2023 registrou um aumento de 27% no número de campanhas comunitárias ativas, totalizando 92. Além disso, diversas cidades aprovaram projetos de lei que oficializam a data em seus calendários, ampliando de 26 para 51 o número de municípios que reconhecem a importância da celebração. As ações pelo Brasil foram diversas, desde mobilizações de ONGs, como a Cidade dos Meninos em Belo Horizonte, até iniciativas de organizações humanitárias, como a Plan International Brasil, e ações ambientais do Greenpeace.
Empresas também aderiram ao movimento, demonstrando um aumento significativo no impacto do Dia de Doar. Exemplos incluem o C6 Bank, Shopee, Smile (GOL), e o complexo “A Cidade Center Norte”. O engajamento do setor privado reflete a crescente adesão corporativa à cultura de doação. Ainda, para incentivar campanhas comunitárias, o movimento lançou um Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, destinando recursos a 30 iniciativas.
O Dia de Doar, integrado ao movimento global #GivingTuesday, liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), desempenha um papel fundamental na promoção da cultura de doação no Brasil. Aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda ONU, o Dia de Doar se firma como uma celebração anual que transcende fronteiras, inspirando a generosidade e solidariedade em prol do bem comum.