Dezembro Verde: combate ao abandono e maus-tratos aos animais

Compartilhar

No mês de conscientização pela proteção animal, conheça a causa e organizações que lutam pelo bem-estar dos animais de estimação

animais de estimação
Foto: Andrew S | Unsplash

Por Julia Bonin

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, somente no Brasil, cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono. O Dezembro Verde é uma iniciativa de conscientização e luta contra o abandono e os maus-tratos dos animais, contando com o apoio de organizações de proteção animal. Por meio de ações educativas, a população reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, garantindo o bem-estar de todos.

O Brasil tem a terceira maior população pet no mundo, com 149,6 milhões de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Ao mesmo tempo que há o interesse em aumentar a família com os pets, o abandono e os maus-tratos continuam sendo uma realidade. O mês de dezembro foi escolhido para a campanha porque as instituições notam que, com as comemorações de fim de ano, muitos animais são abandonados em casa ou fogem por conta de fogos de artifício.

Antes de adotar um animal, é importante que o tutor tenha conhecimento que deverá garantir todo o cuidado necessário ao pet, como educação, bem-estar, saúde física e psicológica, oferecendo alimentação adequada, um abrigo com proteção da chuva e frio, além de assistência veterinária, atenção e carinho. 

Durante os primeiros meses da pandemia, a procura por adoção aumentou 400%, conforme levantamento da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA). No entanto, as organizações de proteção animal apontam que muitas pessoas acabaram abandonando os pets, apesar de ser um crime previsto na Lei Federal n° 9605/98, com pena de até cinco anos de prisão. 

A organização Cão Sem Dono atua na região da cidade de São Paulo e no sul de Minas Gerais para resgatar animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam cuidar deles. Já a Associação Focinhos de Luz luta pela reintrodução de animais abandonados à sociedade, com atuação no Rio de Janeiro. Localizada no Distrito Federal, a ProAnima atua nos eixos de Ativismo, Políticas Públicas, Educação e Proteção, combatendo as causas do abandono pela raiz.

Caso presencie maus-tratos a animais, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, vá à delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência ou ao ao órgão público competente de seu município, nos setores de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. São considerados maus-tratos o abandono, envenenamento, prisão constante em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, prisão em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo, rinhas, entre outros.