Desemprego entre jovens cai pela metade em 4 anos
Direitos HumanosSegundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados no evento Empregabilidade Jovem Brasil, cerca de 2,4 milhões de jovens brasileiros, entre 14 e 24 anos, estavam em situação de desemprego no quarto trimestre de 2024

Por Lucas Neves
O número de jovens entre 14 a 24 anos em situação de desemprego caiu pela metade no quarto trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram divulgados no evento Empregabilidade Jovem Brasil, pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Segundo os dados, o grupo demográfico ainda conta com mais de 2,4 milhões de desempregados. Em 2019, início da série histórica, esse número era de 4,8 milhões de jovens.
O levantamento também trouxe o percentual atualizado das pessoas, entre 18 a 24 anos, que não estavam estudando e nem trabalhando naquele período, representando 5,3 milhões de brasileiros. É o menor patamar da série histórica.
A apresentação dos dados fez parte da programação do Empregabilidade Jovem Brasil – Edição ESG, que aconteceu nesta terça-feira (29), no Teatro CIEE, em São Paulo–SP. Os números foram mostrados por Paula Montagner, subsecretária de Estatística e Estudos do Trabalho do MTE. Durante sua fala, Paula demonstrou preocupação com o percentual de jovens sem estudar e trabalhar, afirmando que este fator pode gerar desconexão com a sociedade e levar a um sentimento de distanciamento social.
Promovido pelo CIEE, o evento reuniu especialistas do setor da educação, autoridades e representantes de empresas e organizações sociais. Focado em ESG, o encontro debateu a empregabilidade jovem no Brasil, propondo reflexões e recomendações sobre a inclusão produtiva.
Além disso, o evento homenageou iniciativas de impacto social, realizadas por empresas e organizações sociais que se destacaram no apoio à inclusão produtiva dos jovens brasileiros. Confira a seguir os vencedores do Troféu Empregabilidade Jovem Brasil 2025 – Edição ESG:
ALELO, Adecco, – Archer Daniels Midland Company, Alpargatas SA, Amazon, Roche Produtos Químicos e Farmacêuticos, Arcos Dourados, Bayer, Biolab Farmacêutica, Bradesco, Braskem, Caixa Econômica Federal, CI&T, Conhaque, Dasa, Fundação ArcelorMittal, Grupo Fleury, Gerando Falcões, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Pão de Açúcar, Instituto Coca-Cola Brasil, Lenovo, LocaWeb / LWSA, Linkedin, Mobibrasil, Moinhos, Natureza, Nestlé, Nike, ORÁCULO, Plushee, Porto Seguro, Sabesp, Santos Brasil, Schneider Electric, Sicredi, Siemens Healthineers, Sodexo, SUZANO, Totvs, Teleperformance, Unilever, VOKE, XP Inc, Instituto YDUQS, Lojas Renner, Centro de Diversidade, Pepsico, Instituto Phi, Agência São Paulo e TM.
A promoção do evento Empregabilidade Jovem Brasil colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 8 que busca promover, para todos, o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, além do emprego pleno, produtivo e digno.