Crise e a saúde mental
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo especialistas, o cenário de pobreza e desemprego, fatores ambientais e o estilo de vida nas grandes cidades contribuem para a construção desta estatística.
O cérebro trabalha para garantir nossa sobrevivência como indivíduo e como espécie, por isso, qualquer coisa que a ameace, faz com que ele entre em sistema de alerta.
A crise faz com que nosso cérebro registre a informação de ameaça! Sob ameaça, ele manda a ordem ao corpo de luta, fuga.
“Mas e agora, José? José, para onde?”
Não há para onde fugir! Então, lute!
Percebeu que as pessoas estão assim, parece que com muita vontade de brigar, de lutar? Percebeu uma agressividade no ar?
Isso não é casual nem significa que você anda muito suscetível. É que o cérebro é nosso intérprete e entende que há uma ameaça e está sempre em estado de alerta diante de um contexto de crise. O cérebro interpreta a realidade o tempo todo como garantia de nossa sobrevivência e precisa ser educado para fazer isso de maneira eficiente, “é preciso saber interpretar a realidade antes de reconhecer onde está o realismo”, como nos alerta Edgar Morin (Morin, 2010).
O cérebro, especialista em buscar conforto e segurança, dispara sinais de alarme que resultam em transtornos de ansiedade e outros que afetam grandemente a nossa saúde mental.
Somem-se a isso as notícias falsas, a falta de confiança nos cenários e nas pessoas. O marketing sabe bem de tudo isso e vai buscando a fragilidade deste potencial consumidor que está com suas funções de autorregulação bloqueadas.
Uma notícia ainda pior é constatar que nossas crianças e jovens, com o cérebro em desenvolvimento e com as funções de autorregulação que terminam de se formar por volta dos 25, são ainda mais suscetíveis a todo este clima?
E há alguma notícia boa? Sim! Educação Socioemocional já é um tema que tem sido considerado por educadores, pelas famílias e pelos próprios jovens. Alguns, sozinhos, já perceberam o efeito nocivo de redes sociais e por sua própria conta têm saído de redes sociais e têm buscado melhores relações. A família e a escola têm um papel fundamental nestas decisões. Muitos estão buscando aulas de yoga, meditação, respiração consciente.
O simples ato de respirar de maneira mais consciente ajuda a diminuir e muito estes efeitos do estresse, da ansiedade, da insegurança provocada pela crise.
Na dúvida, pare e respire, com tranquilidade, focando, sobretudo, na própria respiração. Bastam alguns segundos e você vai ver a diferença!
Seu cérebro se tranquiliza e você fica mais capaz de ver as coisas por outra perspectiva. Emoções sob controle, você fica mais capaz de decidir e de buscar novas saídas.
Referências e sugestões para avançar na temática:
Significado Freireano de Felicidade:
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 4ª ed., 2018, p.219 – 221.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Brasilia: UNESCO, 2ª ed., 2010, p. 83.
E-book gratuito sobre Neurociência e Educação, de Kátia Chedid. Disponível em:
<http://coreduc.org/wp-content/s/2018/07/ebook_neurocienciaedu.pdf>. o em: 09/08/2018.
Notícia sobre Ranking do Brasil e saúde mental. Disponível em:
<https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms,70001677247>. o em: 09/08/2018.
Poema E agora José, de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em:
<http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond14.htm>. o em: 09/08/2018.
Receita contra o estresse. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/revista-exame/neurocientista-do-mit-tem-uma-receita-infalivel-para-o-estresse/>. o em: 09/08/2018.
Cartilha do educador. Disponível em:
<http://www.unibh.br/app/s/2018/07/cartilha_educador_atencao_brasil_site.pdf>. o em: 09/08/2018.
Mais informações sobre Yoga, Educação, Cérebro.
https://www.yogacontemporaneo.com/
Meditação e o Cérebro – Pedro Calabrez
https://www.youtube.com/watch?v=BnFbJeq32WA