Criança Segura lança manual para evitar acidentes esportivos

Compartilhar

A publicação aborda as principais lesões que podem acontecer com crianças durante a prática esportiva e apresenta dicas para evitá-las

Com o objetivo de informar esse público e colaborar com a prevenção de acidentes no esporte, a Criança Segura lança o manual “Prevenção de lesões no esporte”. Para ler o material na íntegra, clique aqui.

A publicação é parte de um projeto chamado “Criança Segura nos Esportes”, idealizado pela organização com apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo e patrocínio das empresas BB Mapfre e Johnson&Johnson.

O material é dividido em cinco partes. Nas quatro primeiras, são abordadas as principais lesões que podem acontecer com as crianças durante a prática esportiva: desidratação, lesão por esforço repetitivo, trauma na cabeça e afogamento. Para cada um desses temas, o manual traz informações sobre o que é importante saber sobre o assunto, como a lesão pode acontecer, como preveni-la e o que fazer caso ocorra. A quinta e última parte da publicação é um checklist para pais, responsáveis e professores de Educação Física com dicas seguras para prática de esportes pelas crianças.

No Brasil, não há dados exatos sobre o número de acidentes que acontecem durante a prática esportiva. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2013, 52.659 crianças foram hospitalizadas devido a quedas.  Essa é a maior causa de internações por acidentes na faixa etária de zero a 14 anos no país e, muitos desses casos, podem ter ocorrido durante a realização de uma atividade física.

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001.

 


Compartilhar