Cria Costura leva talentos da periferia ao SPFW
Empresas do BemPrograma social Cria Costura oferece capacitação técnica e empreendedora para moradores de periferias de São Paulo, levando suas criações ao São Paulo Fashion Week e impulsionando negócios no mercado da moda.

O programa social Cria Costura, criado em 2021, está transformando sonhos em negócios nas periferias de São Paulo. Liderada pelo Instituto Nacional de Moda Design e Economia Criativa (INMODE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) e o São Paulo Fashion Week (SPFW), a iniciativa oferece capacitação técnica e empreendedora no mercado da moda. A 6ª edição do projeto será destaque na 58ª edição do SPFW, que acontece de 14 a 21 de outubro.
Nesta edição, alunos do Módulo 1, em fase de formação, terão a oportunidade de expor suas criações em uma das maiores plataformas de moda do Brasil. Já os alunos que concluíram o curso na Aceleradora Criativa, avançando para o Módulo 2, focado em empreendedorismo, apresentarão suas peças na arela do SPFW, uma vitrine que promete gerar visibilidade e conexões importantes no setor.
Marina Miguel de Oliveira, de 37 anos, aluna das edições de 2021 e 2022, que hoje trabalha com grandes marcas como a Vicunha e Isaac Silva, conta:
“O Cria Costura transformou minha vida ao abrir a possibilidade de expandir meu negócio. Antes, eu atendia apenas demandas de órios e clientes pessoa física. Após o curso, comecei a oferecer serviços de costura e produção em grande escala para empresas”.
Com aulas realizadas em locais como o CEU Carrão, no Tatuapé, o Cria Costura já ou por regiões como Brasilândia e Cidade Tiradentes, sempre com o objetivo de promover inclusão social e desenvolvimento econômico através da moda. Para Eunice Prudente, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o projeto é um exemplo de como “a moda pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão social e transformação de vidas.”

Desde sua criação, o Cria Costura capacitou mais de 200 pessoas, revelando talentos e ampliando o o ao mercado da moda. A iniciativa oferece formação gratuita e segue firme na missão de proporcionar oportunidades concretas para moradores das periferias da cidade.
O Cria Costura se alinha os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).