Costurando o Futuro apresenta nova coleção no Focus Fashion Summit 2024
Empresas do BemProjeto social Costurando o Futuro da Fundação Grupo Volkswagem, em parceria com o Instituto Focus Têxtil, visa a promover o empoderamento de profissionais de costura de comunidades de baixa renda de São Paulo.

Alunas do projeto social Costurando o Futuro, criado pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, apresentaram suas produções durante desfile realizado no Focus Fashion Summit 2024, o maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, promovido pelo Instituto Focus Têxtil.
“Eu trabalho na área da moda desde 1992, e foi no ano ado no dia 26 de julho que eu consegui realizar o grande projeto da minha vida pessoal que foi desenvolver essa coleção e lançar minha marca”, diz orgulhosa Darlene Monteiro, que ao lado de Andrea Guzman, Claudiane Nunes e Maria Solange Oliveira se destacaram entre 40 alunos do projeto para participarem do evento.
A nova coleção é composta por quatro linhas de produtos, entre peças de vestuário, bolsas, necessaires e outros itens. Em Aconchego, Maria Solange traz peças que remetem às sensações de conforto e acolhimento de um lar; já Essência, criada por Darlene, reflete uma celebração da simplicidade e da beleza natural. Na linha Zoom, Andrea lançou mão de detalhes marcantes e texturas ousadas, trazendo um olhar contemporâneo e vibrante sobre a moda sustentável; e, por fim, em Raízes, Claudiane deu destaque às tradições e heranças culturais, unindo modernidade e ancestralidade em cada peça.
O projeto teve a curadoria e mentoria do estilista Walter Rodrigues, um dos maiores nomes da moda brasileira.
“O tempo todo é estimular o empreendedorismo, criar capacitação de criatividade e de venda, como atender uma pessoa ou resolver problemas de costura. Nós temos a faculdade Santa Marcelina como parceira na hora de ensinar a costurar e a criar todo o projeto. Temos toda uma equipe especializada para auxiliar”, diz o estilista. E conclui: “o que a gente realmente quer é que o Instituto forme pessoas, e melhor ainda, transforme pessoas”.
De acordo com Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, o projeto Costurando o Futuro tem 15 anos de resultados muito representativos que contribuem diretamente para a geração de renda, além do desenvolvimento da autoestima e das competências socioemocionais dos participantes, que vêm de situações de vulnerabilidade socioeconômica. “Somente no ano ado foram mais de 100 pessoas formadas e mais de 500 beneficiadas indiretamente por essa iniciativa, o que nos deixa muito orgulhosos. A formação profissional, aliada ao retorno financeiro, favorece a mobilidade social dessas pessoas, transformando suas vidas por meio do empreendedorismo, uma ferramenta poderosa para impulsionar a inclusão produtiva”, avalia Vitor Hugo Neia.
Presente ao evento, Maria Ruanes, analista de Responsabilidade Social da Fundação Grupo Volkswagen, contou que entrou para reestruturar o projeto e criar uma estratégia voltada para a mobilidade social. “O que olhamos de fato é a ideia de empregabilidade, que é o princípio da atuação da Fundação Grupo Volkswagem. Alavancar pessoas para que elas desenvolvam seus projetos e o desfile é o resultado disso”, diz a analista.

Costurando o Futuro
Voltado para empreendedores, em sua maioria mulheres, o projeto oferece qualificação técnica em costura, desde estamparia até a modelagem e transformação de tecidos. Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, os participantes têm o a aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais especializados, além de ferramentas voltadas ao desenvolvimento de negócios, como marketing e atuação em redes sociais. O projeto também tem ações formativas e de fomento ao empreendedorismo que colaboram para qualificar seus participantes em áreas essenciais para o sucesso de seus negócios, como planejamento, comunicação, vendas e trabalho em rede.
Além disso, por meio do upcycling — uma técnica da economia circular para reciclagem de materiais descartados — os tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores são reaproveitados nas peças confeccionadas pelos participantes, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
Os produtos da coleção apresentada no Focus Fashion Summit 2024 já podem ser adquiridos no e-commerce do Costurando o Futuro, cuja renda é revertida para manutenção do projeto.
Dados sobre o Costurando o Futuro em 2023:
- 112 cursistas formados
- 521 beneficiários indiretos
- 3 municípios atendidos: São Paulo (SP); São Bernardos do Campo (SP); Resende (RJ)
- 456 horas de atividade
- + R$ 250 mil em faturamento para os participantes
- + 1 tonelada de resíduos têxteis reaproveitada