Conheça as ONGs que atuam em prol do direito do idoso no Brasil
Em outubro é celebrado o Dia do Idoso, venha conhecer as ONGs que trabalham na inclusão e no bem estar dessa população

Por Redação
Em outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso. No Brasil, eles representam 15,1% da população, segundo dados liberados pelo IBGE em 2022. O Estatuto da Pessoa Idosa ou a existir apenas em 2003, garantindo a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à habitação, ao transporte, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária às pessoas com 60 anos ou mais.
Apesar do estatuto possui apenas 20 anos, diferentes ONGs atuam para promover a saúde, direitos e qualidade de vida para os idosos brasileiros, conheça algumas delas:
Instituto Velho Amigo
A organização sem fins lucrativos Instituto Velho Amigo, trabalha na garantia do envelhecimento saudável aos idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O Instituto trabalha com três frentes distintas; a primeira é o Núcleo de Convivência, que trabalha com a alfabetização e letramento digital na comunidade de Heliópolis, conhecida por ter a maior concentração de idosos na Grande São Paulo. A instituição também toca o programa Revitaliza, que trabalha com a aceleração e fortalecimento das instituições que ajudam pessoas idosas e o Advocacy, que trabalha alavancando a pauta dos idosos por meio de políticas públicas e participações em fóruns e congressos.
ABRATI – Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade
A ABARTI é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo proporcionar o bem estar e condições favoráveis para o envelhecimento saudável da população. Localizada em São Paulo, a sede da Associação de Apoio à Terceira Idade proporciona um espaço de convivência agradável para o público de mais de 50 anos, além de oferecer aulas de informática, inglês, dança, yoga e muito mais. A ONG foi fundada em 2008 e promove atividades adaptadas para atender a necessidade de seu público.
EternamenteSou
A ONG EternamenteSou atua como um amparo para a comunidade LGBT+ idosa. Fundada em 2017, a ONG visa o acolhimento e amparo psicológico aos idosos que fazem parte da comunidade, promovendo uma velhice digna, segura e saudável. O projeto possui atendimento social, assessoria jurídica, atendimento psicológico, atividades culturais, atividades educacionais e encontros de socialização para a comunidade. O projeto nasceu em São Paulo, porém atualmente tem atuação no estado paulista e no Rio de Janeiro também.
Sociedade Beneficente Rosalía de Castro
Fundada em 1981, a Sociedade Beneficente Rosalía de Castro trabalha em prol das necessidades básicas ao idoso, dando ênfase ao o a alimentos nutritivos, medicamentos essenciais e atividades atraentes que promovam tanto o seu bem-estar mental como físico. A instituição promove atividades como programas culturais e programas de terapia e psicoterapia, além de desenvolver projetos e eventos para seu público. A sede da sociedade está localizada na capital de São Paulo.
Para refletir sobre idosos na sociedade brasileira, o Observatório do Terceiro Setor recebemos no programa de rádio Perspectiva, em agosto, Débora Conti, psicóloga, diretora executiva do Instituto Velho Amigo, membro do Grupo Conexão Captadoras e do Grupo do Movimento por uma Cultura de Doação; e Marília Berzins, assistente social, presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG) e do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC). Para ouvir, e aqui.
A atuação das organizações do terceiro setor contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), já que ajuda a assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, pilar principal do ODS 3, que possui metas para a saúde e bem estar.