Empresas adotam Compromisso 1% para reforçar projetos sociais

Cultura de Doação
Compartilhar

Cyrela, PwC, RD Saúde e Pantys são algumas das empresas que aderiram ao Compromisso 1%, uma iniciativa do IDIS e Instituto MOL, visando destinar 1% dos lucros anuais para fortalecer a sociedade civil e reduzir desigualdades.

Evento de lançamento do Compromisso 1%, que aconteceu em São Paulo, na sede da PwC Brasil | Divulgação

No último dia 08 de agosto, diversas empresas, incluindo Cyrela, PwC, RD Saúde e Pantys, anunciaram sua adesão ao Compromisso 1%, uma iniciativa criada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e pelo Instituto MOL. O movimento tem como objetivo incentivar as empresas a destinar pelo menos 1% de seus lucros líquidos anuais para organizações da sociedade civil, seguindo o modelo do Pledge 1% dos Estados Unidos. Entre as signatárias já confirmadas, estão também Fama Investimentos, TozziniFreire Advogados e MOL Impacto, com outras seis empresas em fase avançada de adesão.

O Compromisso 1% busca fortalecer o investimento social privado no Brasil e promover a perenidade das doações, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento da sociedade civil organizada. De acordo com a publicação Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), em 2022, as doações corporativas no Brasil somaram R$4,026 bilhões, representando cerca de um terço do total doado por pessoas físicas, que alcançou R$12,8 bilhões.

Paula Fabiani, CEO do IDIS, destacou que “o objetivo do compromisso é contribuir para o avanço do investimento social privado no país e estimular a perenidade das doações como estratégia de fortalecimento da sociedade civil organizada”. Ela ressaltou ainda que “o terceiro setor desempenha papel fundamental na redução das desigualdades, principalmente em países em desenvolvimento”.

Rodrigo Pipponzi, cofundador do Instituto MOL, afirmou que “o Compromisso 1% é um projeto ambicioso e de impacto, capaz de impulsionar e acelerar a forma com que empresas se comprometem com o presente e futuro da sociedade, investindo para fortalecer projetos relevantes que precisam de recursos para seguirem sua caminhada”.

Outros parceiros e signatários também destacaram os benefícios do movimento. Gustavo Bernardino, do GIFE, comentou: “O meio corporativo tem condições de firmar esse compromisso, de destinar uma pequena fração do seu lucro líquido para o enfrentamento de questões sociais e ambientais tão flagrantes no Brasil de hoje”. Aron Zylberman, do Instituto Cyrela, acrescentou: “As empresas que estão se comprometendo com o 1% estão dando um excelente exemplo para que outras sigam o mesmo caminho”.

Fabio Alperowitch, da FAMA ReCapital, expressou que “aderindo ao Compromisso 1%, unimos forças para transformar o futuro” e Clara Serva, do TozziniFreire Advogados, observou que “o Compromisso 1% representa um importante o para o investimento social privado”. Emily Ewell, da Pantys, concluiu: “Estou incrivelmente honrada em fazer parte do movimento Compromisso 1%, que reconhece empresas que fazem um trabalho excepcional e continuam a liderar em filantropia, impacto social e ambiental”.

Ao impulsionar doações corporativas, a iniciativa contribui para os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 10 (Redução das Desigualdades), e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Esta colaboração entre o setor privado e a sociedade civil não apenas promove o avanço social e ambiental, mas também estabelece um exemplo de responsabilidade corporativa e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Sobre o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Fundado em 1999, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização pioneira que apoia o investimento social no Brasil. Sua missão é ampliar o impacto do investimento social privado, reduzir desigualdades e fortalecer o ecossistema da filantropia por meio de geração de conhecimento, consultoria e projetos de impacto.

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil fundada em 2020, para inspirar, conscientizar e mobilizar uma sociedade mais doadora. Produz conteúdo em múltiplas plataformas, conectando cidadãos, organizações sociais e marcas em eventos, campanhas e projetos que incentivam a doação. Atua em rede para fortalecer a cultura de doação, que é a causa de todas as causas.