Instituto Marte, agora Italo Para, alcança 10 mil atendimentos em Paraisópolis em apenas 2 anos
Empresas do Bem
O Instituto Marte, reconhecido por sua atuação na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, nestes dois anos de atuação, já realizou cerca de 10 mil atendimentos e acaba de anunciar sua nova marca: o Italo Para.
A mudança de identidade reforça a importância das parcerias estratégicas com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, com os Correios (na sua sede, o Italo Para conta com o único ponto postal do bairro) e com as demaisinstituições do território, e intensifica o trabalho de inclusão através da promoção da educação, saúde física e mental, esporte, empreendedorismo, cultura, capacitação profissional e outros serviços assistenciais para crianças, jovens, adultos e idosos. Com o novo posicionamento, o Instituto propõe ainda aumentar seus atendimentos gerando um positivo impacto social.
“A marca Italo Para representa a consolidação do nosso projeto. O ‘Ítalo’ simboliza o nosso principal alicerce, a parceria com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, que é o coração e a base de todas as nossas ações. Já o ‘Para’ tem um duplo significado, faz referência a Paraisópolis, a comunidade que nos acolheu e onde está localizada nossa sede, e reflete a ideia de conexão e propósito: é para Paraisópolis, para você, para os moradores, para os estudantes, para a educação e para um futuro melhor”, afirma Walter Becker, Diretor de Relações Institucionais do Italo Para e Vice-Presidente do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
Italo Para: uma rede colaborativa
A aliança com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, por exemplo, já beneficiou 1,9 mil jovens com bolsas de estudo para o ensino superior e qualificação profissional. “Reafirmando o nosso pioneirismo como a primeira universidade do país a contar com um polo físico na favela”, destaca Becker.
Professores e alunos de vários cursos superiores, dentre eles dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Direito, Estética e Fisioterapia, também atuam oferecendo atendimento para a transformação na qualidade de vida local. Só em 2023, mais de 5 mil serviços foram realizados.
“Começamos oferecendo bolsas de estudo, e ao longo do tempo, firmamos parcerias com várias entidades da região, conectando-nos em uma rede colaborativa, onde cada instituição agrega valor à outra. Esse movimento trouxe um impacto significativo para a comunidade, com o a atendimentos gratuitos e qualificados”, explica o Diretor, que complementa:
“Além do impacto social, nossos estudantes também são beneficiados, pois têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico na prática, em um território que apresenta diversas carências. Esse contato fortalece a formação técnica e promove uma capacitação humana profunda. Muitas vezes, um atendimento em enfermagem ou fisioterapia identifica também a necessidade de apoio no direito e na psicologia. Essa troca enriquece a todos.”
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com ações voltadas à redução da desigualdade e à promoção de oportunidades justas e sustentáveis, o Italo Para atua em diversas frentes cruciais para o avanço social.
Para saber mais, e o site: https://italopara.org.br/