Com apoio de ONG, alunos da rede municipal da Baixada vão monitorar a qualidade dos rios
ONGs em AçãoUm grupo de 30 alunos do CIEP 187 Benedito Laranjeiras, da Escola Municipal Rio Douro e da Escola Municipal Santo Expedito está sendo treinado para fazer o monitoramento físico-químico da água dos rios D’Ouro, Cabenga e Queimados, na Baixada Fluminense. Esses voluntários integram o projeto Monitora Rios, uma iniciativa da Águas do Rio, em parceria com a ONG Onda Verde, para promover a preservação ambiental de seus municípios.

Um grupo de 30 alunos do CIEP 187 Benedito Laranjeiras, da Escola Municipal Rio Douro e da Escola Municipal Santo Expedito está sendo treinado para fazer o monitoramento físico-químico da água dos rios D’Ouro, Cabenga e Queimados, na Baixada Fluminense. Esses voluntários integram o projeto Monitora Rios, uma iniciativa da Águas do Rio, em parceria com a ONG Onda Verde, para promover a preservação ambiental de seus municípios.
Conhecido como “Guardiões do Rio”, esse grupo vai realizar a coleta mensal da água dos rios, identificando sua qualidade nas estações de seca e de chuva, observando as intercorrências, como espumas e alterações na coloração. A análise das águas, feita nas próprias escolas com os equipamentos e kits de reagentes fornecidos para o projeto, vai avaliar o nível de degradação ambiental dos rios e monitorar a qualidade da água e dos organismos vivos que os habitam.
Samuel Armando, de 15 anos, aluno do oitavo ano da Escola Municipal Rio D’Ouro, em Japeri, está empolgado com a inciativa, que vai ajudar na conscientização sustentável da conservação da água em sua cidade. “Estou muito animado por ter sido selecionado para realizar as coletas e analisar a qualidade da água do rio que fica próximo a minha escola, que a gente vê todos os dias. Assim, vou poder contribuir para valorizar e cuidar do meio ambiente em que vivemos”, vibrou.
“A parceria busca formar jovens conscientes e comprometidos com a gestão dos recursos hídricos, reconhecendo a importância da participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente. Mais uma vez, a Águas do Rio reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e contribui com a formação de multiplicadores para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, destacou Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.
Para Luciana Reis, coordenadora da ONG, investir na preservação dos rios contribuintes do Guandu é uma forma de garantir a qualidade de vida e o bem-estar das gerações futuras. “Este projeto educativo traz um diferencial para a Baixada Fluminense e destaca a importância de cuidar dos recursos hídricos da nossa região. Com atividades diárias nas escolas, educadores ambientais integram o tema em todas as disciplinas, promovendo cidadania e ativismo ambiental. Além disso, envolvem a comunidade escolar no cuidado com o território, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, finalizou.