Claro e Instituto Claro promovem ação de voluntariado para celebrar a soltura de 2,5 mil tracajás

Voluntariado
Compartilhar

divulgacao-3
Claro e Instituto Claro promovem ação de voluntariado para celebrar a soltura de 2,5 mil tracajás. Crédito: Divulgação Claro

Com mais de 10 anos de patrocínio, o Instituto Claro, por meio do projeto Pé-de-Pincha, anuncia a segunda fase da soltura de filhotes de tracajás de 2025, realizada nos dias 21 e 22 de março. Nesta segunda fase, foram devolvidos à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás, espécie de tartarugas de água doce, em comunidades ribeirinhas no Amazonas.

Para celebrar esse importante o para a preservação ambiental e agradecer o apoio da população local, representantes do Conexão Voluntária, programa de voluntariado corporativo da Claro e do Instituto Claro, realizaram a entrega de kits escolares para crianças da Comunidade Santo Antônio/Ramal do Mamori e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao todo, foram entregues 80 kits, provenientes dos funcionários voluntários de toda a Região Norte, contendo mais de 950 itens, como: mochila, caderno, caneta e outros.

O projeto Pé-de-Pincha que foi criado em 2010 é desenvolvido pelo Programa de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e conta com o patrocínio do Instituto Claro desde 2014. Ele consiste na transferência dos ovos de tracajás, que são colhidos por voluntários nas secas dos rios e levados para áreas protegidas. A soltura dos filhotes, feita na época da cheia, visa proteger a espécie e o meio ambiente.

A fim de realizarem o manejo e preservação dos quelônios, a população ribeirinha destas cidades tem orientações por meio de palestras e treinamento em educação ambiental com especialistas da Universidade Federal do Amazonas, além do apoio de equipes técnicas da Claro e do Instituto Claro.

Em fevereiro deste ano, houve a primeira fase do projeto, onde foram soltos mais de 4,9 mil filhotes de tracajás em Igapó-Açu. No total, o programa já devolveu à natureza mais de 72 mil filhotes em comunidades situadas nos municípios de Borba, Careiro, Manicoré e Beruri no estado do Amazonas.

SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras
de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos
sociais para criar impactos relevantes no país.

Com a missão de “Conectar pessoas para um futuro melhor”, há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania,?apoia?e realiza?projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música,?entre outros.

O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
(OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de
Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental
corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

e e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br


Compartilhar