ChatGPT, inteligência artificial e o terceiro setor podem trabalhar juntos?

Cultura de Doação
Compartilhar

O podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa chega ao episódio noventa abrindo a conversa sobre o uso de aplicativos de inteligência artificial no terceiro setor

Foto: Unsplash

Por Redação

O ChatGPT não tem nem um ano de existência, mas a ferramenta já promete transformar o mercado de trabalho. Funciona assim: o usuário faz uma pergunta para o chat de inteligência artificial e ele responde, pode ser montando um texto para as redes sociais, traduzindo um PDF, escrevendo um e-mail, resumindo um livro e até respondendo dúvidas. 

Agora, as organizações do terceiro setor levantam um questionamento: é possível inserir o ChatGPT, e outros softwares de inteligência artificial, no trabalho das ONGs? Apesar da desigualdade no uso de tecnologias nas organizações do terceiro setor, as ferramentas de IA estão disponíveis na internet e podem ajudar nas tarefas do dia a dia. 

No episódio #90 do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, Roberta Faria e Artur Louback trazem, além de dicas e novidades, os dois lados desses recursos: como podem aumentar a eficiência do trabalho, mas também seus problemas, como direitos autorais, e até respostas confusas e incompletas. 

Quem também participa da conversa é Amanda Riesemberg, cofundadora da BC Marketing, agência de marketing voltada para causas sociais, e da organização Nossa Causa, que trabalha para fortalecer o impacto de outras organizações e da filantropia brasileira.

Foto: Divulgação.

No Brasil, o ChatGPT vem sendo utilizado, principalmente, na produção de conteúdo. A comunicação é um grande desafio para o terceiro setor, manter uma presença online é importante para angariar novos doadores e manter o projeto visível, mas também é desafiador, em especial para organizações pequenas, que lutam com a falta de tempo e recursos. 

“Tenho visto o terceiro setor utilizando essas ferramentas para a produção de conteúdo ou até para outras coisas do dia a dia, como escrever justificativas para projetos, sugestão de ideias para campanha e otimizar textos de e-mails”, diz Amanda. Para ela, essas ferramentas ajudam a otimizar, principalmente, os trabalhos mecânicos. 

Para ouvir o episódio, e aqui.

Com intuito de promover o o à informações sobre o universo das organizações e iniciativas sociais, o Observatório do Terceiro Setor está apoiando a divulgação do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa. Produzido pelo Instituto MOL, com apoio do Movimento Bem Maior, o podcast é publicado quinzenalmente, às terças-feiras. Roberta Faria e Artur Louback comandam a conversa sobre o universo da cultura de doação e da filantropia, trazendo pesquisas, notícias e entrevistas com importantes personagens do setor no Brasil. 

O Instituto MOL é o braço social da Editora MOL, a organização do terceiro setor trabalha promovendo a cultura de doação, incentivando pessoas e empresas a doarem mais, melhor e com propósito. Suas atividades estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, um conjunto de metas que visam uma sociedade mais justa e sustentável.

 


Compartilhar