Observatório do 3º Setor faz curta-metragem sobre indígenas em SP
Documentário aborda como os Guaranis vivem na maior cidade do país e sua luta pela demarcação de terras

Por: Isabela Alves
Desde 1500, com a chegada dos colonizadores, os indígenas brasileiros sofrem com o preconceito, a invasão e a exploração de suas terras. Mesmo com a criação de órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai), a violência contra esses povos continua.
Segundo dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entre 2003 e 2017 cerca de mil casos de assassinatos contra indígenas foram registrados no Brasil. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, informou que existiam no Brasil, naquele ano, 817,9 mil indígenas, representando 305 etnias, e falando 274 línguas diferentes.
Diante deste cenário, o Observatório do Terceiro Setor lançou o curta-metragem ‘A Luta dos Guaranis na Capital Paulista’.
O documentário aborda como é a vida nas aldeias Tekoa Pyau, Tekoa Ytu e Tekoa Itakupe, que estão localizadas no distrito do Jaraguá, na zona noroeste da capital paulista. Entre os pontos abordados estão como os povos indígenas resistem às interferências do homem contemporâneo e lutam pelo pequeno espaço de terra que sobrou.
Assista ao curta-metragem completo abaixo:
06/09/2019 @ 11:13
[…] ouviu até mesmo de uma professora que os indígenas que vivem no Jaraguá não podem ser considerados como residentes de […]
12/09/2019 @ 11:58
[…] agosto, Chirley concedeu uma entrevista para o documentário produzido pelo Observatório sobre a população indígena que vive no distrito do Jaraguá, na zona noroeste da capital […]