Lista: conheça 7 projetos educacionais do Brasil

Compartilhar

Por: Isabela Alves

“Vamos pegar nossos livros e nossas canetas, pois são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução.” Malala Yousafzai

A educação é um direito fundamental que não ajuda apenas o indivíduo, mas também o desenvolvimento de um país. Somente por meio dela é possível achar soluções para problemas como a pobreza e a violência. Além disso, através da educação também se garante o a outros direitos humanos, como a igualdade e o fortalecimento da democracia.

De acordo com um relatório da UNESCO – órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura –, a educação capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor. Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor elaborou uma lista com organizações sem fins lucrativos de diversas partes do Brasil que se dedicam à educação.

1)Instituto Ayrton Senna

Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país

A criação do instituto era um objetivo do piloto de fórmula 1 Ayrton Senna, mas sua morte precoce acabou impedindo a ação. A ideia, no entanto, foi retomada pela família do piloto e em 1994 a ONG foi criada. O objetivo da instituição é diminuir as desigualdades sociais por meio da educação de crianças e adolescentes. O instituto desenvolve soluções para se obter educação de qualidade nas redes públicas de ensino do Brasil, e, a partir de parcerias com gestores públicos, educadores e outras organizações, as propostas se traduzem em políticas práticas que já impactam na aprendizagem de até 2 milhões de crianças e jovens por ano, em praticamente todos os estados do Brasil.

2) Fundação Abrinq

Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente foi criada em 13 de fevereiro de 1990, pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), pela Constituição Federal Brasileira (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). A instituição promove a implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, e articulação política e social em prol dos direitos da criança e do adolescente.

3) Associação Vaga Lume

Sede em São Paulo, mas atende todas as áreas da floresta amazônica brasileira (estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins)

Desde quando foi criada, em 2001, a Associação Vaga Lume atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação, cultura, e estimulando, principalmente, a leitura, escrita e oralidade. A partir do trabalho voluntário em 23 municípios na região da Amazônia Legal brasileira e na cidade de São Paulo, a instituição intensificou seu intercâmbio nas comunidades e ampliou o alcance das suas ações. Atualmente 22 mil crianças, jovens e adultos participam das atividades da ONG. Além disso, 159 bibliotecas foram criadas e quase 100 mil livros foram distribuídos em áreas de difícil o.

4) Todos pela Educação
Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país

Criada em 2006, a organização Todos Pela Educação visa engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso de assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos do país até 2022. Os principais objetivos da instituição incluem a ajuda em propiciar as condições de o à educação para todos de 4 a 17 anos, alfabetização plena até os 8 anos de idade, aprendizado adequado ao ano, conclusão das etapas na idade adequada e ampliação e boa gestão dos recursos investidos na Educação Básica.

5) Avante

Sede na Bahia

Atuante desde 1991, a Avante – Educação e Mobilização Social desenvolve suas ações a partir do diálogo direto com a comunidade e desenvolve tecnologias sociais para disseminar conhecimentos e práticas de alcance social. Entre as ações que a Avante desenvolve estão a Formação para Mobilização e Controle Social, Formação de Agentes Culturais, Formação para o Trabalho e Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais.

6) Amigos do Bem

Sede em São Paulo, mas realiza seu trabalho no sertão nordestino, principalmente nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.

A organização Amigos do Bem surgiu em 1993, quando um grupo de amigos levou para famílias do sertão nordestino roupas, alimentos e atendimento odontológico. Atualmente, a iniciativa tem diversos projetos educacionais e autossustentáveis que auxiliam mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Os Centros Educacionais atendem 1,5 mil crianças, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, para que no futuro, jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no sertão nordestino consigam bolsas de estudos no Ensino Superior.

7) Projeto Urerê

Sede no Rio de Janeiro

O Projeto UERÊ, localizado no Complexo da Favela da Maré, na comunidade da Baixa do Sapateiro, atende 430 crianças e jovens anualmente e mais de 130 mil crianças já têm contato com a Pedagogia UERÊ-MELLO em diversas cidades do Brasil. A organização é uma escola com uma metodologia desenhada para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante a traumas e violência.


Compartilhar