Lista: conheça 7 projetos educacionais do Brasil
Por: Isabela Alves
“Vamos pegar nossos livros e nossas canetas, pois são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução.” Malala Yousafzai
A educação é um direito fundamental que não ajuda apenas o indivíduo, mas também o desenvolvimento de um país. Somente por meio dela é possível achar soluções para problemas como a pobreza e a violência. Além disso, através da educação também se garante o a outros direitos humanos, como a igualdade e o fortalecimento da democracia.
De acordo com um relatório da UNESCO – órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura –, a educação capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor. Pensando nisso, o Observatório do Terceiro Setor elaborou uma lista com organizações sem fins lucrativos de diversas partes do Brasil que se dedicam à educação.
Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país
A criação do instituto era um objetivo do piloto de fórmula 1 Ayrton Senna, mas sua morte precoce acabou impedindo a ação. A ideia, no entanto, foi retomada pela família do piloto e em 1994 a ONG foi criada. O objetivo da instituição é diminuir as desigualdades sociais por meio da educação de crianças e adolescentes. O instituto desenvolve soluções para se obter educação de qualidade nas redes públicas de ensino do Brasil, e, a partir de parcerias com gestores públicos, educadores e outras organizações, as propostas se traduzem em políticas práticas que já impactam na aprendizagem de até 2 milhões de crianças e jovens por ano, em praticamente todos os estados do Brasil.
Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente foi criada em 13 de fevereiro de 1990, pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), pela Constituição Federal Brasileira (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). A instituição promove a implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, e articulação política e social em prol dos direitos da criança e do adolescente.
Sede em São Paulo, mas atende todas as áreas da floresta amazônica brasileira (estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins)
Desde quando foi criada, em 2001, a Associação Vaga Lume atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação, cultura, e estimulando, principalmente, a leitura, escrita e oralidade. A partir do trabalho voluntário em 23 municípios na região da Amazônia Legal brasileira e na cidade de São Paulo, a instituição intensificou seu intercâmbio nas comunidades e ampliou o alcance das suas ações. Atualmente 22 mil crianças, jovens e adultos participam das atividades da ONG. Além disso, 159 bibliotecas foram criadas e quase 100 mil livros foram distribuídos em áreas de difícil o.
4) Todos pela Educação
Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país
Criada em 2006, a organização Todos Pela Educação visa engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso de assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos do país até 2022. Os principais objetivos da instituição incluem a ajuda em propiciar as condições de o à educação para todos de 4 a 17 anos, alfabetização plena até os 8 anos de idade, aprendizado adequado ao ano, conclusão das etapas na idade adequada e ampliação e boa gestão dos recursos investidos na Educação Básica.
Sede na Bahia
Atuante desde 1991, a Avante – Educação e Mobilização Social desenvolve suas ações a partir do diálogo direto com a comunidade e desenvolve tecnologias sociais para disseminar conhecimentos e práticas de alcance social. Entre as ações que a Avante desenvolve estão a Formação para Mobilização e Controle Social, Formação de Agentes Culturais, Formação para o Trabalho e Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais.
Sede em São Paulo, mas realiza seu trabalho no sertão nordestino, principalmente nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
A organização Amigos do Bem surgiu em 1993, quando um grupo de amigos levou para famílias do sertão nordestino roupas, alimentos e atendimento odontológico. Atualmente, a iniciativa tem diversos projetos educacionais e autossustentáveis que auxiliam mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Os Centros Educacionais atendem 1,5 mil crianças, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, para que no futuro, jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no sertão nordestino consigam bolsas de estudos no Ensino Superior.
Sede no Rio de Janeiro
O Projeto UERÊ, localizado no Complexo da Favela da Maré, na comunidade da Baixa do Sapateiro, atende 430 crianças e jovens anualmente e mais de 130 mil crianças já têm contato com a Pedagogia UERÊ-MELLO em diversas cidades do Brasil. A organização é uma escola com uma metodologia desenhada para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante a traumas e violência.
09/03/2018 @ 15:52
Prezados, deixo um convite, tenho uma empresa de Tecnologia e desenvolvi um aplicativo para auxiliar na educação das pessoas, solicito que baixe na Google Play (Android) o nome é LECH ( um boneco com chapeu de formando), é seguro e experimente a opção Free, posso depois conceder o gratuito para as demais funções. Grato!
22/11/2021 @ 13:46
NOSSA COMO É SATISFATÓRIO PESQUISAR PROJETOS QUE REALMENTE AJUDAM MILHARES DE PESSOAS…ACABA NOS INCENTIVANDO A FAZER O MESMO(((SANDRA GUANABARA)))
16/02/2022 @ 08:00
[…] divulgar o trabalho dessas entidades, criamos uma lista com organizações sem fins lucrativos que atuam no Brasil e que se dedicam à […]
06/06/2022 @ 06:26
Eu amo acompanhar a página e agora conhecer essas instituições é maravilhoso parabéns aos organizadores.