Caridade e voluntariado: uma relação de amizade

Em julho comemoramos, coincidentemente na mesma semana, o Dia da Caridade (19/07) e o Dia do Amigo (20/07).
Caridade e voluntariado são um tipo especial de amor e amizade, quando podemos compartilhar nossa própria humanidade e promover o outro.
O dia 19 de julho tornou-se oficialmente no Brasil o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, com o objetivo de conscientizar as pessoas e toda a sociedade sobre a promoção e a prática da doação e ainda reforçar o altruísmo.
Já o Dia do Amigo foi criado em 20 de julho de 1970, por Enrique Ernesto Febbraro, professor, músico e dentista argentino, para comemorar o primeiro aniversário da chegada do homem à lua, um símbolo da unidade e da fraternidade no planeta e um convite para celebrar a amizade entre as pessoas.
Se por um lado o voluntariado e a caridade representam uma forma de amizade, e isso já dizia São Tomás de Aquino: “a caridade é a mais excelente e bela das virtudes, pois ela demonstra a amizade entre os homens e deles por Deus”, por outro lado são também uma excelente maneira de fazer amigos.
O voluntariado é uma ótima maneira de fazer o bem, ser solidário e ainda conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e fortalecer laços com a comunidade.
Uma oportunidade de ampliar conhecimento, aumentar suas habilidades sociais, e de conviver com uma rede de pessoas com interesses, valores e propósitos comuns.
Uma das melhores maneiras de fazer novos amigos e fortalecer os relacionamentos existentes é comprometer-se em uma atividade compartilhada. Além da realização de atividades divertidas e gratificantes, o voluntariado é uma via de mão dupla: todos se beneficiam.
O voluntariado ajuda você a aprender novas habilidades, mantê-las em dia ou usar as habilidades existentes de novas maneiras. voluntariado pode ser uma excelente maneira de aprender mais sobre uma função ou setor específico, local de trabalho ou cultura de escritório ou causa.
Além disso, nunca subestime o poder da rede que se forma com a caridade e o voluntariado: com pessoas de toda a comunidade, muitas com quem você talvez não tivesse contato. Atuando com pessoas que se preocupam com a mesma causa que você e, juntos, buscam um impacto real, positivo e duradouro no mundo.
Convide seus amigos para serem doadores, coloque o tema nas suas rodas de conversa, espalhe causas e projetos e dicas de como doar, como praticar a caridade e a filantropia e como ser voluntários nas suas mídias sociais: se inspirarmos e mostrarmos caminhos, eles virão!
Promotores da solidariedade, a caridade e o voluntariado nos ensinam a compartilhar e colaborar.
A pandemia nos afastou, nos distanciou até de quem amamos, mas também nos ensinou que somos parte de algo muito maior que nós mesmos. Ensinou ainda que na adversidade e na alegria temos que nos unir, porque somos fortes quando estamos juntos, na amizade e no amor.
*A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião do Observatório do Terceiro Setor.