Cápsula da Nespresso vira alumínio para embalagens de creme da Natura
Empresas do Bem
A Natura e a Nespresso anunciaram uma parceria inovadora que reforça o compromisso de ambas as marcas com a sustentabilidade e a economia circular. Pelo acordo, as cápsulas de café usadas nas máquinas de Nespresso serão aproveitadas no processo de fabricação das bisnagas do hidratante de mãos Ekos Castanha, promovendo o reaproveitamento de materiais e a promoção da reciclagem do alumínio no Brasil.
A novidade foi divulgada no evento Lente B, que aconteceu em São Paulo, nos dias 10 e 11/10. Organizado pelo Sistema B Brasil, o encontro ocorreu em meio à urgência de debater o ESG sob novas perspectivas. A conferência reuniu especialistas de práticas sociais, ambientais e de governança, além de lideranças dessa agenda, a fim de discutir como as empresas podem e devem se tornar negócios capazes de aliar ao seu lucro as ações de impacto socioambiental e inovação. Natura e Nespresso são Empresas B.
Em seu pronunciamento, Fernanda Lopes, head de Marketing Global da Natura Ekos, detalhou que a medida irá reincorporar mais de 127 toneladas de alumínio ao processo produtivo, o que equivale a aproximadamente 7,6 milhões de latas recicladas.
“Essa ação contribui significativamente para a redução da emissão de carbono, algo comparável ao que 52 mil árvores absorvem em um ano”, explica Fernanda Lopes.
Fernanda acrescentou que essa inovação será aplicada inicialmente às polpas de castanha da linha Ekos, mas vão estender para todas as polpas da linha, com lançamento previsto para 28 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio.
A Nespresso, que já conta com um sistema eficiente de coleta de cápsulas usadas, amplia o impacto sustentável com essa colaboração. O alumínio reciclado é transformado nas novas embalagens de creme, unindo qualidade e respeito ao meio ambiente.
Para Mariana Marcussi, diretora de Marketing e ESG da Nespresso, o objetivo é engajar os consumidores na jornada de reciclagem: “Mais do que ver a cápsula reciclada como uma esquadria de janela, agora o cliente pode tangibilizar essa regeneração, sabendo que a cápsula usada se transforma em uma bisnaga de creme. Isso reforça nosso trabalho de educação ambiental”.
Segundo a diretora, há 400 pontos de coleta em todo o Brasil, além de uma parceria com os correios para facilitar o envio das cápsulas para reciclagem. “Estamos prontos para receber uma quantidade ainda maior e, agora, nossas boutiques também aceitarão as embalagens recicláveis das polpas de castanha da Natura. Esse é só o começo de uma jornada que não queremos parar”, finaliza.
Na avaliação de Rodrigo Gaspar, co-diretor-executivo do Sistema B Brasil, a parceria entre a Nespresso e a Natura é um de muitos exemplos sobre a conscientização das empresas sobre a responsabilidade social e ambiental. “As empresas que fazem parte do Sistema B sabem que seu impacto social e ambiental é tão importante quanto seu sucesso financeiro, e estão comprometidas em criar soluções que beneficiem as pessoas e o planeta. Essa consciência vai ao encontro do que o consumidor tem buscado, como demonstrado pelos estudos recentes”, diz. “Isso não é mais uma escolha, mas uma exigência do consumidor moderno”, conclui.
Natura/ Sustentabilidade – Visão 2030
Em 2020, a Natura, como parte do grupo Natura &Co, se comprometeu com a Visão 2030, também conhecida como Compromisso com a Vida, que conta com uma série de compromissos e ações – dentro do prazo de 10 anos – para abordar algumas das questões mais urgentes do mundo: enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, garantir igualdade e inclusão, e mudar nossos negócios para circularidade e regeneração.
Três anos após o lançamento e com avanços em todas as frentes, Natura &Co manifesta a necessidade de revisar as metas originais estabelecidas para 2030. A revisão do Compromisso com a Vida, agora focada na América Latina, pretende dar conta dessas transformações.
Ao almejar ambições específicas para a região, Natura &Co América Latina também reforça a potência que a região representa para os negócios, principalmente após a chegada da Avon. Atualmente, as operações das marcas do grupo estão em 15 países latinos.
Estamos convictos que nossos os mais ambiciosos são fundamentais para as transformações que acreditamos para ampliar o impacto positivo e geração de valor para todos os nossos públicos, sociedade e o planeta. Para mais informações clique aqui!
Sistema B Brasil
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, e responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país.
O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir o sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.
Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Para conhecer melhor o trabalho clique aqui!