Capacitação profissional, requisito fundamental para desenvolver jovens empreendedores

Compartilhar

Imagem: Adobe Stock.

Por Wandreza Bayona

A prática do empreendedorismo envolve a habilidade de identificar oportunidades em desafios existentes e investir em ideias inovadoras que gerem impacto positivo na sociedade. Esse fenômeno ganhou força a partir dos anos 2000, impulsionado pela globalização dos negócios e pelo avanço tecnológico. O aumento da população empreendedora também reflete um cenário de escassez de oportunidades tradicionais de trabalho.

Uma nota técnica divulgada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia em agosto de 2021 mostrou que muitos jovens brasileiros enfrentam dificuldades para conseguir emprego por um longo período. Isso significa que jovens de 17 a 29 anos am bastante tempo em busca de trabalho e como há poucas vagas de emprego fixo, muitos jovens am a considerar a iniciativa do próprio negócio para ter uma fonte de renda. Uma pesquisa da Rede Globo do mesmo ano revelou que mais de 60% dos jovens de até 30 anos estão interessados em iniciar seu próprio negócio, sendo a maior parcela motivada pelo desejo de se tornar independentes financeiramente.

Para superar desafios como a falta de experiência no mercado de trabalho, os programas de capacitação profissional surgem como uma chance de crescimento profissional. No Instituto Ser+, reconhecemos a importância de apoiar e proporcionar oportunidades para os jovens desenvolverem habilidades essenciais. Ao oferecer uma ampla gama de cursos, desde istração e gestão até tecnologia e finanças, nosso objetivo é proporcionar o apoio necessário para ajudá-los a alcançar maior sucesso em seu empreendimento.

Neste caso, para aprimorar o desenvolvimento das competências necessárias para os desafios do mercado, a capacitação profissional desempenha um papel fundamental e torna-se um requisito extremamente valioso. O investimento em educação e treinamento prepara os futuros profissionais para aproveitarem melhor as oportunidades e alcançarem seus objetivos de negócios. Por meio da educação, podemos equipar a próxima geração de empreendedores com as ferramentas para inovar, crescer e contribuir significativamente para a economia e a sociedade.

*

*A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião do Observatório do Terceiro Setor.

Sobre a autora: Wandreza Bayona é CEO do Instituto Ser+, que desde 2014 atua na criação e desenvolvimento de oportunidades para a juventude, formada em Serviço Social pelo Centro Universitário FMU, com especialização em responsabilidade social corporativa e terceiro setor pela universidade FIA (Fundação Instituto de istração) e LDR pela Saint Paul. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Responsabilidade Social Corporativa, com foco em desenvolvimento e implantação de programas de RSC.


Compartilhar