Campanha une terceiro setor e chefs renomados no combate à fome

Compartilhar

Com almoços e doações, campanha “Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome” une organizações do terceiro setor e chefs renomados da gastronomia no combate à fome no Brasil e na defesa da agricultura familiar

Campanha une terceiro setor e chefs renomados no combate à fome
Foto: Campanha Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome (Divulgação)

Por Juliana Lima

Mais de 33 milhões de pessoas am fome atualmente no Brasil, de acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan). Para combater essa realidade, a campanha “Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome” está unindo organizações do terceiro setor e chefs renomados da gastronomia. O objetivo é distribuir almoços a pessoas em vulnerabilidade social e gerar um debate público sobre o assunto.

A campanha é uma iniciativa do Coletivo Banquetaço e, nesta terceira edição, conta com o apoio de 154 organizações e grupos sociais de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Entre eles, estão Gastromotiva, Mesa Solidária, Casa do Povo, O Amor Agradece e Quebrada Alimentada, iniciativa do restaurante Mocotó capitaneada por Adriana Salay, historiadora, pesquisadora e companheira do renomado Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó.

A ideia é aproveitar o Dia da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho, para chamar a atenção para a importância da modalidade no combate à fome no Brasil, já que é ela a principal fonte dos alimentos disponibilizados para o consumo dos brasileiros. Dessa forma, a startup Raízes do Campo também foi convidada a participar da ação por meio da doação de 30 toneladas de arroz produzido por cooperativas de agricultura familiar.

Entre os nomes que participam da campanha estão a chef Bel Coelho, que já comandou o preparo de almoços na Cozinha Solidária, em São Paulo, e que foram destinados a pessoas em situação de rua no começo do mês; o restaurante Organicamente Rango por meio da da organização Agência Solano Trindade; e o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó.

Para conhecer mais sobre a campanha Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome, e as redes sociais.


Compartilhar