Campanha da OAB SP sensibiliza advocacia para a cultura de doação

Cultura de Doação
Compartilhar

Evento teve lançamento de ebook sobre a cultura de doação na advocacia e uma live com advogados e organizações sociais

OAB SP cultura de doação
Imagem: Adobe Stock | Licenciado

Por Julia Bonin

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), por meio de suas comissões de Direito do Terceiro Setor e de Ação Social e Cidadania, realizou, no dia 29 de novembro, uma campanha que incentiva a advocacia paulista a doar recursos financeiros ou materiais a programas e projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do estado. A data marcou também o Dia de Doar, que mobiliza o país com doações e atos de generosidade.

No evento, foi lançado um e-book destinado a advogados que desejam ser doadores, seja como pessoa física ou jurídica, e traz o o a o para que ele possa deduzir o valor doado como despesa, conheça as leis de incentivo disponíveis para doação, entre outras informações relevantes. “A ideia é fazer uma publicação de referência”, afirma a OAB SP.

O livro “Fomento à cultura de doação na advocacia” envolve as diversas possibilidades de cooperação com as organizações, trazendo informações técnicas, que viabilizam diferentes tipos de doações por pessoas físicas e jurídicas. Além disso, as doações podem trazer benefícios fiscais para pessoas jurídicas doadoras, algo que é abordado de forma simples e objetiva pelo material.

Foi realizada também uma live no Youtube da OAB SP para fortalecer a campanha “#doaOABSP – Legal é Doar” e promover o Dia de Doar. A transmissão contou com profissionais da advocacia e de organizações que apoiaram a ação, como o Instituto Baccarelli, o Instituto Unas, entre outras. O objetivo é propagar a cultura da doação na advocacia e tornar a sociedade mais solidária. 

A campanha, que teve início no dia 29, deve continuar em andamento, fortalecendo o Natal Solidário. Para ir além de advogados e advogadas que atuam no Terceiro Setor e com Direitos Humanos, e atingir a advocacia como um todo, a iniciativa busca que a classe se atente para a importância das doações e se mobilize para apoiar as OSCs que dependem de recursos para serem executadas. “Ter uma cultura de doação consolidada torna a nossa sociedade mais solidária e democrática”, aponta a Seccional.


Compartilhar