Campanha da Cruz Vermelha SP enviou 1 milhão de toneladas de doações para enchentes no RS
Cultura de DoaçãoSegundo a Cruz Vermelha SP, a Campanha SOS Chuvas RS enviou 78 carretas com doações ao estado gaúcho; essa é a maior mobilização já realizada pela instituição, com apoio de empresas e da população paulista

Por Lucas Neves
A Cruz Vermelha São Paulo divulgou resultados da primeira fase da Campanha SOS Chuvas Rio Grande do Sul. No começo de março, a conclusão da primeira fase da campanha aconteceu após o envio da última carreta de donativos para a Cruz Vermelha do estado gaúcho. Em nota à imprensa, a organização afirmou que a mobilização foi a maior já realizada, com apoio da população paulista e empresas parceiras.
Ao todo, a campanha de apoio às vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, em maio do ano ado, enviou 78 carretas para o estado. Segundo a Cruz Vermelha SP, foram mais de 1 milhão de toneladas de doações. Entre os itens mais doados estão: água (53,95%), roupas (14,07%), alimentos (9,57%), higiene pessoal (9,38%), limpeza (6,96%), cesta básica (5,32%), cobertor (0,38%) e diversos (0,35%).
Em dados divulgados à imprensa, a instituição também mostrou a relação do peso das doações com o potencial de atendimento às vítimas, mês a mês. Apenas em maio de 2024, o período mais crítico da crise, foram distribuídos metade dos itens de toda a campanha, aproximadamente.
Bruno Semino, Diretor Executivo da Cruz Vermelha São Paulo, destacou a honra em participar desta ação, que representa a mobilização da população paulistana em proteção às famílias afetadas no Sul. “O trabalho conjunto com as afiliadas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais mostra a importância da solidariedade e da cooperação entre estados”, disse.
Apesar do fim da primeira fase, a instituição destaca que o trabalho ainda não acabou. Denominada ‘Fase de Recuperação’, a Cruz Vermelha já trabalha na continuidade da campanha. Afinal, o objetivo é garantir o apoio contínuo à população atingida pela crise ambiental. Nessa nova etapa, 523 famílias aram a receber cartões humanitários com recargas mensais no valor de R$ 650,00, permitindo a aquisição de itens essenciais, como alimentos e produtos de higiene.
Atuação do Terceiro Setor nas enchentes no RS
Em 2024, o Rio Grande do Sul sofreu uma das maiores tragédias da sua história. As tempestades, ocorridas no mês de maio, resultaram em enchentes que atingiram quase 95% dos municípios do estado, desabrigando milhares de pessoas e causando mortes.
Durante a crise, os atos de solidariedade destinados às vítimas se espalharam pelo país, mostrando que o brasileiro consegue realizar grandes mobilizações em prol de causas sociais. Nesse sentido, o terceiro setor desempenhou papel fundamental no auxílio aos afetados e na reconstrução do estado.
O Observatório do Terceiro Setor listou alguns projetos da sociedade civil que apoiaram o estado gaúcho durante e após o ocorrido, clique aqui para conferir.