Brasileiro trabalhou 149 dias de 2021 só para pagar impostos
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2021, os brasileiros precisaram trabalhar 149 dias apenas para pagar impostos

Em 2021, os brasileiros tiveram que trabalhar 149 dias só para pagar impostos. A quantidade de dias trabalhados para arcar com a carga tributária é igual à de 2020. No entanto, o cidadão teve que trabalhar 10% a mais do que há 18 anos.
Em 2003, o brasileiro teve que trabalhar 135 dias para pagar impostos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Se a carga tributária é alta, o retorno em serviços públicos, por outro lado, é baixo. Entre os 30 países com maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que proporciona o pior retorno à população.
Um exemplo da falta de retorno foi o fato de boa parte dos brasileiros ter sido obrigada a continuar trabalhando de forma presencial mesmo nos piores momentos da pandemia.
Desde o começo da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro foi contra o isolamento social e estimulou os brasileiros a arriscarem suas vidas e irem trabalhar.
Até mesmo o auxílio emergencial encontrou resistência de parte dos governantes, e foi tendo seu valor reduzido gradativamente. Além disso, diferentemente de algumas nações que ofereceram auxílio emergencial para toda a população, no Brasil, o auxílio ficou a uma parcela dos habitantes e deixou de fora até mesmo pessoas em situação de grande vulnerabilidade que não tinham o à internet.
Para completar, o país tem visto crescer o desemprego nos últimos anos e pelo menos 19 milhões de brasileiros am fome.
Fonte: Invest News
21/04/2022 @ 14:40
Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
facebook.
26/04/2022 @ 16:18
[…] O Brasil já vem ando por uma crise há anos, que se agravou com a chegada da pandemia. Desde o início da crise sanitária, milhões de brasileiros perderam o emprego e muitos deles não tiveram nenhum amparo do governo. No Brasil, o auxílio emergencial não foi para todos e nem sequer durou até o fim da pandemia. Isso apesar de o Brasil estar entre os países com as maiores cargas tributárias do mundo. Somente em 2021, o brasileiro trabalhou 149 dias para pagar impostos. […]