Brasil tem 7,4 milhões de voluntários, aponta IBGE

Voluntariado
Compartilhar

De 2016 para 2017, houve aumento de 840 mil pessoas 

Por Caio Lencioni

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, aponta que 7,4 milhões de brasileiros realizaram trabalho voluntário no ano ado, um aumento de 840 mil pessoas em relação a 2016. Em relação à média de horas dedicadas por semana, houve uma queda de 6,7 para 6,3 horas por indivíduo.

A PNAD Contínua considera trabalho voluntário aquele realizado de forma não compulsória, por pelo menos uma hora na semana de referência da pesquisa, sem receber nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios, e cujos beneficiários não sejam parentes do entrevistado.

O estudo ainda aponta que a prática do voluntariado aumentou de acordo com o nível educacional: 2,9% das pessoas sem instrução, ou com fundamental incompleto, fazem trabalho voluntário. Essa proporção sobe para 8,1% daquelas com nível superior completo. Uma das possíveis explicações para isso é que pessoas com maior grau de instrução têm mais o a informações sobre como atuar como voluntárias, segundo a analista de trabalho e rendimento, Alessandra Brito.

Além disso, ela também destaca que “pessoas com nível superior completo costumam estar melhor inseridas no mercado, com mais tempo livre, e podem ter uma maior conscientização frente aos menos escolarizados”.

A pesquisa aponta, ainda, que 91% das pessoas que fazem trabalho voluntário o fazem por meio de empresa, organização ou instituição. A ação individual ficou restrita aos demais 9% que praticam voluntariado.


Compartilhar