Brasil sobe 3 posições no ranking de generosidade global
Cultura de DoaçãoO Brasil ocupa a 86º posição no ranking de generosidade global, que coletou dados de 142 países. Nomeado como World Giving Index 2024, o levantamento é realizado pela organização britânica Charities Aid Foundation, possuindo apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) no Brasil.

A Charities Aid Foundation (CAF), organização britânica de filantropia, divulgou em agosto os novos dados do ranking de generosidade global de 2024. Em relação a 2023, o Brasil ganhou 3 posições, ocupando agora o 86º lugar entre os países mais generosos. No Brasil, a CAF conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) para realizar o levantamento.
Para elaborar o ranking World Giving Index 2024, a organização realizou pesquisa entre setembro e novembro do ano ado, perguntando aos entrevistados se, durante o ano, eles ajudaram um desconhecido, se realizaram doação em dinheiro a uma organização social e se fizeram trabalho voluntário. Foram coletadas informações de 142 países, incluindo o Brasil.
O levantamento feito no país mostrou que cerca de 65% dos brasileiros adultos ajudaram um desconhecido, 29% doou dinheiro e apenas 21% participou de trabalho voluntário. Em publicação nas redes sociais, a CEO do IDIS, Paula Fabiani, falou sobre os resultados.
“Precisamos continuar trabalhando para promover a cultura de doação no país. Embora a generosidade dos brasileiros seja evidente, ainda há desafios a serem enfrentados. Precisamos de estratégias para tornar essa generosidade mais recorrente. A doação é essencial para apoiar as organizações da sociedade civil e ampliar o impacto positivo de suas ações”, afirmou a CEO do IDIS.
Na escala global, o ranking mostrou que mais de 73% da população adulta realizou algum tipo de doação em 2023, com 75 países de 142 mapeados aumentando seus percentuais na listagem. A Indonésia se manteve no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, sendo acompanhada pelo Quênia, que ganhou uma posição em relação a 2023, e Singapura.
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização social independente fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Ela possui a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e alavancar seu impacto.