Brasil é um dos favoritos a medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Direitos Humanos
Compartilhar

No dia 28 de agosto iniciam-se os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que vão ocorrer até o dia 8 de setembro. O Brasil se mantém entre as maiores potências dos esportes paralímpicos, sendo um dos favoritos a medalhas, com resultados excelentes nas últimas edições. Desde Pequim, em 2008, o país sempre termina os Jogos entre os dez países que mais conquistam medalhas.

Em Paris, a delegação do Brasil terá 279 atletas, a maior da história em eventos fora do país/ Imagem: Alessandra Cabral/B

No dia 28 de agosto iniciam-se os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que vão ocorrer até o dia 8 de setembro. Esta edição contará com a maior quantidade de atletas brasileiros em competições internacionais: 279 no total, dos quais 274 fazem parte do programa Bolsa Atleta do governo federal, ou seja, 98,2% dos convocados. O Brasil se mantém entre as maiores potências dos esportes paralímpicos, sendo um dos favoritos a medalhas, com resultados excelentes nas últimas edições.

Entre os bolsistas, mais de 63% são beneficiados com a mais alta categoria do programa, a Bolsa Atleta Pódio.

Cerca de 4.400 esportistas com deficiência de todo o mundo estarão reunidos para competir durante 11 dias em 22 modalidades esportivas, que serão realizadas dentro e ao redor da capital sa. Nas Paralimpíadas, participam atletas com deficiências motoras, amputados, cegos, além de pessoas que sofreram paralisia cerebral ou possuem alguma deficiência intelectual.

A competição é considerada o terceiro maior evento esportivo do mundo em termos de vendas de ingressos, ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA.

Os atletas brasileiros competirão em 20 modalidades, uma vez que o país não conseguiu classificação no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. A delegação participará do futebol para cegos, bocha, goalball, arco e flecha, atletismo, bton, canoagem, ciclismo de estrada, hipismo, judô, powerlifting, remo, natação, tênis de mesa, taekwondo, triatlo, tiro esportivo, voleibol sentado, esgrima e tênis em cadeira de rodas.

 

Expectativas

Atualmente, o Brasil se mantém entre as maiores potências dos esportes paralímpicos, com resultados expressivos nas últimas edições. Desde Pequim, em 2008, o país sempre termina os Jogos entre os dez países que mais conquistam medalhas.

A melhor campanha foi registrada em 2020, em Tóquio, edição em que o Brasil terminou na sétima posição no quadro geral, com 72 medalhas no total, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes.

A expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (B) é que a atuação da delegação brasileira em Paris seja igual ou superior aos números de Tóquio, com a conquista de 70 a 90 medalhas, mantendo-se entre os oito melhores países da competição.

Na história, o Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, sendo 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. O atletismo é a modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, com 70 atletas e 16 atletas-guia. É o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos, seguido de natação e judô.

Jogos Paralímpicos

Os Jogos da XVII Paralimpíada, também chamados de Jogos Paralímpicos de 2024 – ou mais comumente Paris 2024 – será um evento multiesportivo dirigido à atletas com deficiência, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (I) e com sede em Paris, na França. As eleições para as sedes dos Jogos Paralímpicos de 2024 e 2028 ocorreram em 2017, em Lima, capital do Peru, América do Sul. Será a primeira vez em que Paris sedia os Jogos Paralímpicos, que agora contará com 22 desportos.

 

Fonte: Agência Gov


Compartilhar