Aquecimento global: mar pode invadir sete cidades no Brasil
ONGs em AçãoO aumento do nível do mar está ameaçando sete cidades brasileiras, segundo estudo da ONG internacional Climate Central divulgado na última semana. Os cientistas alertam que o nível dos oceanos vem subindo nos últimos anos devido ao aquecimento do planeta.

O aumento do nível do mar está ameaçando sete cidades brasileiras, segundo um estudo feito pelo ONG internacional Climate Central, e foi divulgado na última semana; inundações podem ocorrer nas próximas décadas. Os cientistas alertam que o nível dos oceanos vem subindo nos últimos anos devido ao aquecimento do planeta.
Em 2023, os extremos climáticos atingiram níveis alarmantes, desafiando o conceito de “fora dos padrões”. O relatório mais recente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) destaca recordes quebrados em gases de efeito estufa, temperaturas, eventos climáticos extremos e suas consequências.
Em mensagem sobre o lançamento do relatório, o secretário-geral da ONU alertou que “as sirenes estão soando em todos os principais indicadores” e que as mudanças estão se acelerando. Ele acrescentou que nunca estivemos tão perto, ainda que temporariamente, do limite inferior de 1,5° C do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.
A agência meteorológica da ONU ponta que, em um dia comum de 2023, quase um terço do oceano global foi atingido por uma onda de calor marinha, prejudicando ecossistemas vitais e sistemas alimentares. No final do ano ado, mais de 90% do oceano havia experimentado condições de onda de calor em algum momento do ano.
A costa brasileira está sendo extremamente atingida pelos efeitos do aquecimento global. O derretimento de geleiras, que viram água do mar e aumenta o nível do oceano.
Santos é uma das sete cidades brasileiras que podem ser afetadas se as emissões de gases do efeito estufa continuarem como estão. No Rio de Janeiro, a água invadiria a recepção do tradicional hotel Copacabana Palace. A cena se repetiria em cartões-postais de Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís e Porto Alegre.
Segundo uma pesquisa da Organização Metereológica Mundial (OMN), o litoral do Brasil foi o mais afetado pela elevação do nível dos oceanos em 2023.
Fonte: Cidade verde