AIPÊ lança edital para iniciativas de turismo sustentável
EditaisAs iniciativas de turismo sustentável selecionadas receberão até 500 mil reais cada, totalizando um investimento de R$5 milhões. Inscrições abertas até 21 de agosto, no site da AIPÊ.

A Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) lança chamada pública para iniciativas de turismo sustentável. As inscrições estão abertas até o dia 21 de agosto para organizações sem fins lucrativos que possuam um CNPJ ativo há, pelo menos, 4 anos e tenham projetos ligados ao turismo sustentável, que desenvolvem atividades aliadas à conservação ambiental, histórica ou cultural dos locais onde estão situadas.
O objetivo da chamada Turismo Sustentável é impulsionar a renda de comunidades que executam atividades e negócios turísticos capazes de preservar seus territórios, valorizar a cultura e enaltecer o patrimônio histórico local. Este edital aceita projetos de todas as regiões do país, sejam elas urbanas ou rurais. Além disso, a chamada deve priorizar iniciativas de turismo de base comunitária, turismo étnico e organizações lideradas ou formadas por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e juventudes.
Como premiação, as iniciativas selecionadas receberão até 500 mil reais cada, totalizando um investimento de 5 milhões de reais. A divulgação dos contemplados ocorrerá em duas fases, sendo a primeira delas no dia 15 de outubro, quando o projeto divulga o resultado da seleção intermediária. No entanto, a divulgação do resultado final está marcada para o dia 17 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas pelo site da AIPÊ.
A Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) é uma iniciativa que surgiu da união de instituições com conhecimento e experiência na atuação pela redução da desigualdade por meio da inclusão produtiva. Esta iniciativa é uma colaboração entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto Humanize, Instituto Votorantim e Santander.
O trabalho realizado pelo AIPÊ na chamada pública destinada a projetos de turismo sustentável, colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, no ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 10 (Redução das desigualdades) e ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).