África em São Paulo: livro retrata cotidiano de migrantes africanos na cidade
ONGs em Ação
No último dia 25 de novembro ocorreu o lançamento do livro “África em São Paulo”, de Bob Wolfenson e do jornalista Naief Haddad; a obra contém reportagens sobre o cotidiano de migrantes africanos que escolheram a cidade de São Paulo para viver. O evento de lançamento ocorreu no Museus de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP), na capital paulistana.
Desenvolvido nos últimos seis anos, o livro reúne 43 fotos que formam um variado com o relato sobre a realidade dos migrantes, alguns refugiados. São mulheres e homens de 21 países do continente africano, entre eles, África do Sul, Angola, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Moçambique, República Democrática do Congo, Senegal e Tanzânia.
Os autores observam que, antes de se tornar um livro, “África em São Paulo” deu origem à uma exposição, que ficou sete meses em cartaz entre 2022 e 2023, no Museu da Imigração, em São Paulo. Vista por mais de 48 mil pessoas, a mostra foi um sucesso e serviu como embrião para a publicação.
“África em São Paulo” é editado pelo Instituto Olga Kos. “Estamos trazendo a pauta da diversidade, absolutamente relevante para a sociedade. A arte visual de Bob Wolfenson somada às reportagens históricas de Naief Haddad jogam ainda mais luz sobre essa questão”, diz Wolf Kos, presidente do OLGA.
Antecedendo o lançamento do livro, o MAB FAAP apresentou “Narrativas que Atravessam”, exposição inclusiva organizada pelo OLGA em parceria com o fotógrafo Bob Wolfenson e o jornalista Naief Haddad, que foi inspirada no livro “África em São Paulo”, reunindo 23 obras – sete de Bob Wolfenson, 13 releituras dos participantes de oficinas artísticas do instituto e três táteis.