Ação incentiva jovens a se tornarem multiplicadores da causa ambiental
Iniciativa realizada pelo Unicef, em parceria com Instituto Eco Nordeste, reuniu jovens de 26 municípios cearenses para estimulá-los a se tornarem multiplicadores da causa ambiental

Por Ana Clara Godoi
Adolescentes de 26 municípios cearenses participaram, no mês de janeiro, de ações presenciais e online com foco na conscientização e desenvolvimento de iniciativas voltadas ao combate às mudanças climáticas. A iniciativa é uma realização do pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) em parceria com o Instituto Eco Nordeste, organização responsável pela elaboração e desenvolvimento das atividades.
Os jovens participaram de um encontro no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, com a proposta de trabalhar o tema mudanças climáticas pelo Unicef. A ação foi apresentada por Nilson Alves, coordenador de adolescentes do Selo Unicef, que também deu os encaminhamentos para a formação de clubes em cada município. Os participantes também contaram com encontros on-line sobre emergências climáticas com a consultoria de Magda Maya, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste – Agência de Conteúdo e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, instituição parceira do Projeto.
“Para nós da Eco Nordeste é motivo de grande alegria essa parceria com o Unicef. Já que a Emergência Climática precisa ser considerada por todas as pessoas, esses jovens têm um potencial multiplicador incrível e daqui a uns anos estarão no mercado de trabalho em diferentes áreas. Sem contar que este recorte traz adolescentes indígenas, quilombolas e de comunidades com peculiaridades ambientais do Estado do Ceará para o centro desta discussão estratégica”, afirma Maristela Crispim.
De acordo com Rui Aguiar, chefe de escritório do Unicef em Fortaleza, o próximo o é a continuidade das ações de capacitações sobre as mudanças climáticas em um conjunto de teleconferências com os jovens, além do apoio técnico para que realizem essas atividades em suas cidades. O projeto também incentiva a criação de clubes em cada um dos municípios para a realização de ações voltadas para o ativismo jovem.
A ação faz parte da agenda do Selo Unicef, iniciativa que tem a adesão dos 183 municípios cearenses e tem como objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. O projeto contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, a ação contra a mudança global do clima e a vida terrestre.