Ação da Cidadania oferece workshops culturais gratuitos
CursosProjeto FormAção, da Ação da Cidadania e Shell, capacita pessoas em vulnerabilidade social para o mercado cultural e audiovisual.

A Ação da Cidadania, em parceria com a Shell Brasil, está com inscrições abertas para workshops culturais gratuitos, que fazem parte do projeto FormAção. Patrocinado pela Shell Brasil e apoiado pelo Governo Federal – Ministério da Cultura, o projeto tem como objetivo capacitar moradores do Rio de Janeiro para trabalharem nas áreas de cultura e audiovisual, reforçando a importância da cultura como ferramenta de transformação social e contribuindo especialmente com os ODS 4 (Educação de Qualidade). ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades).
Desde abril, 220 moradores em situação de vulnerabilidade social vêm sendo capacitados em diversos cursos relacionados à arte, como Direção de Arte e Cenografia, Figurino, Caracterização, Roteiro, Produção, Interpretação, Circo, Dança e Canto. A partir de agosto, a sede nacional da ONG, localizada na Gamboa – RJ, receberá renomados profissionais da cultura e do audiovisual para compartilhar conhecimentos com os alunos e o público em geral. Entre os convidados estão o cenógrafo Daniel Pinha, a produtora de audiovisual Monique Ferreira e o diretor de ação e efeitos visuais Jorge Só.
Os workshops, que acontecem aos sábados, das 9h às 13h, são uma oportunidade única para que mais pessoas tenham o ao conteúdo oferecido e possam vivenciar a troca de experiências com profissionais experientes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.acaodacidadania.org.br/formacao.
A coordenadora de Cultura da Ação da Cidadania, Tyta Almeida, destaca a importância dos workshops para despertar vocações e promover a conscientização através da arte. Segundo ela, o projeto é uma forma de levar o conhecimento técnico e o acolhimento a um público mais amplo, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social.
Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil, ressalta que a cultura é fundamental para a transformação social e o progresso, e que o projeto FormAção visa impulsionar vidas e gerar valor para a sociedade.
Sobre a Ação da Cidadania e a Shell Brasil
Fundada há 31 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, a Ação da Cidadania desenvolve diversas iniciativas para combater a fome e a desigualdade socioeconômica. Entre as ações de destaque estão o Natal Sem Fome e a campanha Emergências, que fornece ajuda a regiões afetadas por catástrofes naturais.
A Shell Brasil, presente no país há 111 anos, é uma companhia de energia integrada que atua em diversas áreas, incluindo energias renováveis. A empresa trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.
A iniciativa FormAção – parceria entre a Ação da Cidadania e a Shell é um exemplo de como parcerias entre organizações e empresas podem promover a educação, a cultura e o desenvolvimento social.