Ação da cidadania faz campanha de apoio às vítimas de temporais no RS
Cultura de DoaçãoUm novo ciclone extratropical se formou no dia 04 de setembro no sul do Brasil, a Defesa Civil emitiu alertas de temporais, enxurradas e inundações gradativas ao estado do Rio Grande do Sul; a organização Ação da Cidadania lançou uma campanha de apoio às vítimas do desastre natural

Por Redação
Um novo ciclone extratropical se formou no dia 04 de setembro no sul do Brasil, provocando muita chuva, fortes rajadas de vento e até queda de granizo no Estado do Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil emitiu alertas de temporais, enxurradas e inundações gradativas ao estado. Segundo o governo estadual, até a madrugada do dia 06, 31 mortes foram registradas em decorrência do mau tempo e milhares de pessoas estão desabrigadas.
Eventos climáticos dessa natureza têm ocorrido com maior frequência no estado, como nos meses de junho e julho deste ano. O primeiro foi o ciclone extratropical na costa do Litoral Norte na metade de junho, que deixou 16 mortos, e um segundo ciclone no começo da segunda quinzena de julho, com saldo de cinco mortes.

Contribuindo com ações ligadas à ajuda humanitária e direitos humanos, a organização Ação da Cidadania está realizando uma campanha de arrecadação de doações para ajudar as pessoas que aram por esse desastre natural.
“São dezenas de cidades no Sul do Brasil que foram atingidas pelo ciclone extratropical. Essa catástrofe a em alguns dias, mas os rastros deixados por ela podem durar anos”, diz a publicação na rede social da organização.
Fundada em 24 de abril de 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania completou 30 anos. Nessas três décadas, a organização já atendeu mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 milhões de quilos de alimentos, além de gás de cozinha, eletrodomésticos, livros, brinquedos, roupas, materiais de higiene e limpeza e ferramentas para plantio, além de ter atuado na reconstrução de casas.
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a campanha contribui para alcançar os ODS da 02, 03 e 10 da Agenda 2030, que dizem respeito à fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar e redução das desigualdades.