Abertas as inscrições para a maratona “Bikeatona”

Compartilhar

Maratona voltada para a promoção do uso de bicicletas, “Bikeatona” é parceria entre A OCyan e o Instituto Aromeiazero e está com as inscrições abertas até 12 de junho

Foto de quatro bikes de quadro branco e e bancos e guidão marrons, estacionadas uma rente a outra. Ao fundo aparecem mais bikes.
Foto: Pixabay

Por Iara de Andrade

Uma parceria entre a OCyan e o Instituto Aromeiazero quer promover a mobilidade segura, a reativação dos espaços públicos e o desenvolvimento social, comunitário e econômico de Macaé.

As oito propostas pré-selecionadas para o Bikeatona terão uma ajuda de custo, além da oportunidade de participar de uma imersão oferecida pelo Instituto Amani e pela Casulo Consultoria de Impacto.

O processo de mentoria terá os temas: Bicicleta e Impacto Social, Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Os quatro projetos finalistas receberão o apoio financeiro de R$ 4 mil para serem desenvolvidos.

Da seleção à imersão, o processo acontecerá de forma online, com o acompanhamento de algumas visitas presenciais, respeitando protocolo posto durante a pandemia.

O edital da maratona aceitará inscrições tanto de coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por um indivíduo com mais de 18 anos), quanto pequenos empreendedores MEI e ME e pessoas jurídicas não governamentais (com ou sem fins lucrativos).

De acordo com Jocelina Valle, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan, poderão ser apoiadas iniciativas voltadas ao cicloturismo, oficinas de mecânica comunitária, aulas de pedalagem, delivery com bicicletas e atividades de competição, esporte e lazer. “Mas serão bem-vindas outras ideias inéditas que partam dos problemas e oportunidades do território. Queremos estimular a criatividade para encontrar as melhores soluções”, pontua.

Interessados poderão entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A parceria entre Ocyan, empresa que promove soluções para a indústria de óleo e gás com atitudes sustentáveis e a Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que pretende diminuir as desigualdades sociais através da bicicleta, já dura desde 2021.