A única cidade do mundo que fica localizada em dois continentes

Compartilhar

Cidade foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos

Istambul – Turquia/ Foto: Adobe Stock

Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das maiores do mundo. Mas o que destaca a cidade e a maioria desconhece é que Istambul é a única cidade no mundo situada em dois continentes. O estreito de Bósforo, símbolo da cidade, separa Europa e Ásia.

A localização entre os continentes e os mares fez de Istambul um lugar central para comércio, transporte e economia. Por causa dessa divisão, a Turquia é considerada uma nação transcontinental, assim como a Rússia (que pertence à Ásia e à Europa), o Egito (Ásia e África), entre outros países.

Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islã. Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário (aí estão sediadas mais de uma dezena de universidades) do país. É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.

Há 2.700 anos pessoas vivem nessa região, o império romano foi governado a partir dela, depois o Império Bizantino e depois o Império Otomano. A cidade sempre foi uma metrópole, seja como Bizâncio, Constantinopla ou, desde 1930, como Istambul.

Fontes: Superinteressante e Wikipédia