Elas em campo: conheça 6 ONGs que promovem o futebol feminino
A Copa do Mundo Feminina começa nessa quinta-feira (20/07), conheça 6 organizações do terceiro setor que impulsionam o futebol para meninas e jovens mulheres brasileiras.

Lugar de mulher é onde ela quiser, e com a Copa do Mundo Feminina começando no dia 20 de julho, o o ao esporte com representatividade, igualdade de gênero e inclusão social ganham destaque.
No Brasil, Marta Silva, símbolo do protagonismo feminino no futebol, foi eleita por seis vezes a melhor jogadora do mundo e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres; no entanto, mesmo com todas as premiações, a jogadora recebe 100 vezes menos que o jogador Neymar. A diferença salarial reflete a permanência das desigualdades sociais e de gênero no campo dos esportes, assunto que a jogadora dá voz ao participar da campanha #GoEqual, que debate sobre equidade salarial nos esportes.
Diversas iniciativas do terceiro setor engajam – jovens, mulheres e meninas – na prática do esporte. Promovendo a igualdade de gênero e combatendo desigualdades sociais, conheça 6 organizações que impactam socialmente através do futebol feminino:
- Gol pela Igualdade, da Fundação Gol de Letra.
O projeto Gol pela Igualdade dialoga sobre equidade de gênero e sexualidade com crianças, adolescentes e jovens nos programas da Gol de Letra e em escolas públicas da Vila Albertina, em São Paulo. Também amplia a participação de meninas nas atividades esportivas e forma agentes sociais, monitores, educadores e professores para multiplicar informações, conhecimentos e práticas.
- Projeto Cruyff Court SP, promovido pela Cryuff Foundation e Instituto Plataforma Brasil.
O Projeto Cruyff Court SP pretende ampliar a participação de meninas no esporte e atende mais de 880 alunos em situação de vulnerabilidade social, sendo 34,7% meninas entre 7 e 17 anos na Zona Sul de São Paulo e em Cabreúva.
- Futebol Delas, promovido pela Organização Visão Mundial.
A ONG Visão Mundial, em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente do Recife e com a Mastercard, desenvolveu o projeto Futebol Delas, com aulas de futebol para meninas de 10 a 16 anos das comunidades de arinho, Guabiraba, Córrego do Jenipapo e Nova Descoberta, microrregiões de Recife.
- Em Busca de Uma Estrela, realizado pelo Instituto CADES.
“Em Busca de Uma Estrela” é um projeto social iniciado em São Paulo que tem como proposta usar o esporte como instrumento de transformação educacional e social e proporcionar a possibilidade de inserção das meninas no mercado esportivo, buscando ser um fator de mudança e trabalhando positivamente para o próximo o do futebol feminino no Brasil.
- Projetos liderados pela Organização Empodera
Uma Vitória Leva à Outra
“Uma Vitória Leva à Outra”, realizado no Rio de Janeiro, é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a Empodera. Ele visa garantir que meninas e mulheres possam participar, trabalhar, governar e desfrutar do esporte em igualdade de condições.
Pretas em Campo
“Pretas em Campo”, projeto pensado para meninas e jovens mulheres pretas no Rio de Janeiro, tem como objetivo o desenvolvimento da liderança e outras habilidades socioemocionais fundamentais para o empoderamento das meninas. Através de uma metodologia baseada no futebol, o projeto promove o enfrentamento ao racismo e à violência de gênero.
- Esporte na Cidade, feito pela Organização De Peito Aberto.
O projeto Esporte na Cidade oferece aulas de futebol para meninas, que recebem chuteiras e uniforme completo para a realização das atividades. Em Minas Gerais, o projeto é realizado na Arena Independência, em Belo Horizonte, em parceria com o América-MG; e na Bahia ocorreu no Estádio do Pitaçu, em Salvador.
Esporte e redução de desigualdades
Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU, esportes aparecem tendo ligação com diversos dos ODS, pois movimentam um desenvolvimento social sustentável ao promover saúde e bem-estar, inclusão social, equidade de gênero e redução de desigualdades.
Outras iniciativas inspiradoras realizam mudanças sociais através do esporte, como a promoção do futebol com o objetivo de não reincidência no crime, promovida pela Instituição Novo Homem e a inclusão social promovida pela CUFA em seu projeto “Taça das Favelas”, que funciona como um campeonato de futebol realizado em diversas periferias do Brasil.
18/09/2024 @ 10:49
Exmo senhor
Sou Divino apartir da Guiné Bissau responsável de futebol feminino do projeto Academia de futebol Amizade Amizade, estamos trabalhar para o desenvolvimento de futebol feminino da Guiné, mas estamos com imensas dificuldades