Número de fumantes cai 30,7% em nove anos no Brasil

Compartilhar

Mesmo com queda, 200 mil pessoas morrem por ano, no país, devido ao tabagismo

Woman's fingers with smoking cigarette
O Ministério Público divulgou ontem (28) uma queda de 30,7% no número de fumantes no Brasil, nos últimos nove anos. Com a redução, a porcentagem de pessoas que fumam no país ou de 15,6% da população, em 2006, para 10,8% em 2015.

Apesar da diminuição, o tabagismo ainda é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil e está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão. Ele também contribui para 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos e 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar.

A meta do governo agora é reduzir o número de fumantes no país a 9,1% da população até 2020. Para isso, o Ministério Público começou uma nova campanha contra o tabagismo nesta quinta-feira, para alertar as pessoas sobre os danos causados pelo cigarro e os derivados do tabaco.

Outros dados do levantamento apresentado pelo Ministério Público foram que 21% dos brasileiros se declaram ex-fumantes, a faixa etária que consome mais cigarros é a de pessoas entre 45 e 54 anos (13,2%) e que as capitais com maior percentual de fumantes são: Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.


Compartilhar