Advogado fala sobre importância da transparência no Terceiro Setor
Atitudes como mostrar o que a sua organização faz e manter um canal de ouvidoria aumentam credibilidade
Por Caio Lencioni
Realizado pelo Observatório do Terceiro Setor, o ‘1º Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3° Setor‘ abordou temas importantes para as organizações da sociedade civil (OSCs).
Na palestra ‘Direito no Terceiro Setor: a importância da transparência’, o advogado José Alexandre Ferreira Sanches, especialista em Contencioso Cível e Direito Público, apontou que expor as atividades da organização reforça a confiança dos doadores.
“Sem o doador, a entidade não é mantida. Fornecer as informações nos prazos devidos sobre as atividades da organização faz com que os doadores mantenham a confiança”. Na mesma linha de raciocínio, Sanches aponta que criar uma ouvidoria é um o importante para que a transparência seja aplicada.
Além disso, o advogado apontou que é necessário estar atento à questão ética. “A falta de transparência e uma má gestão são, em 100% dos casos, os grandes focos da corrupção”.
Outro ponto que Sanches ressaltou foi a questão do ganho que se tem com a transparência. “Ela (a transparência) traz um ganho imaterial. Esse ganho é a credibilidade perante o governo e a sociedade”.
Veja a palestra completa abaixo: