Brasileiro bilionário deixou tudo para a educação de crianças pobres

Compartilhar

Salvador Arena era de uma família humilde. O pai processava metais em uma oficina em casa, onde o menino ava a maior parte do tempo. Aos oito anos, Arena começou a fabricar e vender velas para auxiliar na renda familiar.

Ele não sabia ler, nem escrever até os 7 anos de idade, quando um padre visitou sua casa e notou a facilidade de Arena com as letras. O padre incentivou o menino e convenceu sua mãe a inscrevê-lo no ensino católico. Mais tarde, formou-se aos 21 anos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Light, onde foi projetista da Hidrelétrica de Cubatão.

Após vários anos na empresa e sem vislumbrar evolução profissional, Arena pediu demissão. Em 1942, com um capital de US$ 200,00 que recebera de indenização da Light, fundou a Termomecânica São Paulo SA, empresa que começou na Mooca e fabricava os primeiros fornos de padaria elétricos do Brasil. Mais tarde, obteve êxito no mercado com a reciclagem de sucata de metais e teve como sua maior criação a produção da liga de bronze TM 23.

Salvador Arena

Em meados da década de 50, ele iniciou a construção de uma nova fábrica, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, com produção diversificada de metais não ferrosos.

Seus funcionários costumavam receber prêmios. Mesmo antes de ser criado o 13º salário, Salvador Arena pagava um adicional no fim do ano. Com o tempo, dependendo do desempenho anual calculado por ele mesmo, o empresário concedia a participação nos lucros, que chegava a 14, 15 e, às vezes, 17 e até 18 salários no ano. Em um ano excepcional foram pagos 25 salários.

Arena tornou-se um dos mais ricos empresários do país. Nas décadas de 50 e 60, lutou por uma mudança no método de ensino brasileiro. Suas sugestões foram consideradas muito caras para o Governo. Em 1989, fundou o Colégio Termomecânica baseado em seu projeto de ensino que desenvolveu na década de 70 e não conseguiu implantar nas escolas públicas do Brasil.

Símbolo do ensino em São Bernardo do Campo e em São Paulo, o Colégio Termomecânica alcançou o primeiro lugar do ABC, em qualidade de ensino, segundo o ENEM 2010 e 2011. Já a Faculdade de Tecnologia Termomecânica tem o melhor Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Brasil, e outros cursos, como os de Mecatrônica Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais e de Engenharia de Alimentos, também são considerados de qualidade, além de, assim como o colégio, serem gratuitos.

Em 1964, Salvador Arena constituiu a Fundação Salvador Arena para funcionar como uma espécie de braço social e para concentrar esforços em ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Salvador Arena faleceu em 1998, depois de um dia inteiro de trabalho. No testamento, instituiu a Fundação como herdeira universal de todo o seu patrimônio avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A Fundação Arena está ativa e continua fornecendo educação gratuita.


Compartilhar