Perspectiva discute inclusão racial no Terceiro Setor

Direitos Humanos
Compartilhar

O programa Perspectiva recebeu Cristiane Sultani, Fundadora e Presidente do Conselho de istração do Instituto Beja e Karla Danitza, Gestora Cultura e atual PMO da Feira Preta, falando sobre inclusão racial

Imagem: Freepik

No dia 15 de abril, o programa Perspectiva, do Observatório do Terceiro Setor (OTS) debateu a inclusão racial. Durante o episódio, apresentado por Joel Scala e Kika Saez, foi abordada a importância das organizações do terceiro setor trabalharem com práticas inclusivas nas questões raciais para promover equidade e justiça racial. 

Para falar sobre esse tema, o programa de rádio recebeu duas convidadas do terceiro setor, Cristiane Sultani, Fundadora e Presidente do Conselho de istração do Instituto Beja e Karla Danitza, Gestora Cultura e atual PMO da Feira Preta. Além disso, como ocorre toda semana, participaram os colunistas Paulo Sabbag, doutor em istração, e Alain Levi, fundador e CEO da Motivare.

Pensando na sociedade civil, Kika perguntou sobre as práticas necessárias para que o terceiro setor e suas organizações se tornassem mais sensíveis à pauta de inclusão racial, tornando-a prioritária. Para Cristiane Sultani, o volume atual de dados sobre desigualdade, na ótica racial, já é suficiente para letrar a população e o terceiro setor sobre o tema.

A partir disso, a diretora do Instituto Beja acredita ser necessário que as lideranças e filantropos trabalhem para melhorar as narrativas a respeito das desigualdades. Segundo ela, é preciso entender o que, com quem, onde e como falar sobre a inclusão racial, além de citar o trabalho de escuta como fundamental.

Joel Scala comentou sobre o papel das cotas raciais na inserção de jovens negros nas universidades, perguntando à Karla Danitza sobre a importância de criar soluções que os permitam permanecer estudando. Nesse sentido, Karla salientou a desigualdade econômica, abordagem necessária no contexto racial, como um dos fatores que devem ser considerados para evitar a evasão de pessoas pretas nas faculdades.

“A desigualdade econômica no país, que provoca esse abismo social tão grande, impede que muitos alunos estejam permanentemente nas universidades e que se desenvolvam para além das graduações”, disse Karla.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio deste site


Compartilhar