Confira 6 OSCs que atuam pelo desenvolvimento da educação
ONGs em Ação
A defasagem na educação brasileira permanece como um dos principais reflexos da desigualdade social no país. Mais de 9 milhões de jovens, entre 15 a 29 anos, haviam parado de estudar antes de concluir a educação básica, até 2023.
Além disso, os dados da pesquisa “Síntese de indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2024?, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que a necessidade de trabalhar foi a principal razão de abandono escolar entre os homens (53%) e a gravidez o motivo mais recorrente entre as mulheres (32,6%).
Outro ponto negativo está na percepção dos brasileiros sobre a qualidade da educação do país. 47% da população a considera ruim, segundo a pesquisa Global Education Monitor 2024, divulgada no ano ado.
Neste cenário negativo, o terceiro setor desempenha papel importante, buscando difundir a educação e levá-la a regiões vulneráveis que, muitas vezes, os órgãos públicos demoram a alcançar. A seguir, confira 6 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam em prol da educação!
1 – Ação educativa
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. A associação realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais, além de integrar campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos.
A missão da Ação Educativa, localizada em São Paulo, é defender os direitos educativos, culturais e da juventude, visando a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.
2 – Reinventando a educação
Uma escola que transforma educadores, a Reinventando a Educação foca em promover a saúde mental como base para o desenvolvimento profissional e práticas docentes. Para a organização, os educadores que se reinventam conseguem criar ambientes de aprendizado mais amorosos, inovadores e disruptivos.
Em sua atuação, a Reinventando a educação oferece consultoria, palestras e cursos que capacitam profissionais da educação a enfrentarem os desafios contemporâneos, sempre com um olhar para a amorosidade, acolhimento e desenvolvimento integral. Deste modo, sua missão impactar positivamente o ambiente educacional, criando uma rede de educadores que se reinventam para transformar vidas.
3 – Todos Pela Educação
Todos Pela Educação é uma organização independente que faz advocacy pela Educação Básica no Brasil. Sendo assim, ela atua para que o poder público formule e implemente políticas públicas educacionais de maneira mais efetiva.
Financiada unicamente por doações voluntárias de pessoas e organizações, a iniciativa tem autonomia para desafiar, propor, questionar e cobrar o que precisa ser mudado, baseando-se em estudos e evidências.
4 – Instituto Esporte e Educação
Há duas décadas, o Instituto Esporte e Educação dissemina um sistema de transformação social por meio do esporte e da educação. Sob a liderança da medalhista olímpica de voleibol Ana Moser, o instituto surgiu em um grupo de amigos movidos pelo ideal de colaborar com o desenvolvimento do esporte.
Atualmente, a iniciativa é referência nacional neste modelo de transformação social, impactando mais de 7 milhões de alunos. Além disso, o instituto afirma já ter atendido mais de 1.400 municípios e formado mais de 63 mil profissionais.
5 – Cenpec
O Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove qualidade e equidade na educação pública brasileira. Fundada em 1987, suas ações alcançaram cerca de 44 mil escolas públicas de educação básica em todo o território nacional.
Seu surgimento se deu em um momento de redemocratização, marcado por grandes transformações sociais, políticas, culturais, e de mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Deste modo, ela se coloca como uma das primeiras organizações da sociedade civil focada na educação pública do país.
6 – Associação Parceiros da Educação
Fundada em 2004, a Associação Parceiros da Educação apoia a formação integral dos estudantes das escolas públicas. Para isso, a associação articula parcerias entre a sociedade civil, escolas e secretarias da educação.
O seu Conselho reúne empresários que traduzem como deve ser o compromisso da sociedade civil com o país: ativo, colaborativo e inovador. “Antes de serem lideranças do setor privado, os conselheiros são cidadãos que acreditam no poder transformador da educação com impacto direto no desenvolvimento social e econômico da nação”, afirma a Associação.