2024 caminha para ser o ano mais quente da história

Compartilhar

De acordo com a pesquisa do Copernicus, da União Europeia, o ano de 2024 caminha para encerrar como o mais quente já vivido na história do mundo.

Imagem: Adobe Stock

De acordo com a pesquisa do Copernicus, da União Europeia, o ano de 2024 caminha para encerrar como o mais quente já vivido na história do mundo. As informações divulgadas acendem um alerta para o agravamento da crise climática.

O mês de novembro foi o 16º, em um período de 17 meses, em que a temperatura média global da superfície do ar superou 1,5º dos níveis pré-industriais. A época de 1850 a 1900 é considerada como padrão internacional para avaliar as alterações do clima no mundo.

Nos 11 primeiros meses deste ano, a anomalia de calor registrada foi de 0,72ºC acima da média das últimas duas décadas, e também é 0,14ºC mais quente do que o mesmo período de 2023. Com base no crescimento observado, o centro de pesquisa indica que é “efetivamente certo” que 2024 teve as temperaturas mais altas já vistas, com cerca de 1,5ºC a mais do padrão.

O estudo aponta que as temperaturas ficaram acima da média em regiões do norte da Rússia, nordeste e sudoeste da Europa, leste do Canadá, centro e leste dos Estados Unidos. Países no noroeste do continente africano e da maior parte do México, Marrocos, China, Paquistão, Sibéria e Austrália também registram alta no calor.

Oceanos

No ano ado a temperatura média da superfície dos oceanos atingiu o recorde de 20,96ºC, segundo dados divulgados pelo Observatório Europeu Copernicus. Cientistas já alertavam na época para uma ameaça imediata.

Esse pico — que, segundo a base de dados ERA5, foi atingido em 30/07/23 — superou “o recorde anterior, de 20,95ºC, de março de 2016”, disse à AFP um porta-voz da Copernicus. Os oceanos absorvem 90% do excesso de calor do sistema terrestre causado pela atividade humana da era industrial.

ODS14

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu uma série de objetivos ambiciosos no ano de 2015 por meio de um “Pacto Global”, que envolve os seus 193 países membros. O projeto da ONU contempla 17 ODS, ou seja, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O esforço em conjunto integra diversos setores dos países membros, como empresas, OSCs e a própria sociedade civil. Ou seja, todos devem somar forças para atingir as mesmas metas que, no final das contas, impactam a vida de todas e todos.

ODS 14 é sobre conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Os países comprometidos com os 17 ODS precisam tomar medias urgentes para que seja cumprido o ODS14.

 

 

Fonte: Alma Preta

 

 


Compartilhar