Projeto da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira vence o Music Cities Awards 2024
Impacto das ONGs
Com o Projeto Conexões Musicais, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) conquistou o Music Cities Awards 2024 (MCA), uma competição global criada para reconhecer e premiar projetos que usam a música para aumentar o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural nas cidades em todo o mundo. A vice-presidente da FOSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite, recebeu o prêmio em 08 de dezembro, durante cerimônia na cidade de Ryad, na Arábia Saudita. O projeto foi vencedor na categoria de melhor iniciativa de apoio à educação musical e desenvolvimento de carreira.
O Conexões Musicais é um programa de educação musical que já envolveu mais de nove mil alunos, em 38 cidades de 11 estados. No total foram dadas mais de 12 mil horas/aulas. Pelo projeto foram dados 103 concertos didáticos e o público atingido superou a marca de 80 mil espectadores. O programa conta mais de 90 parceiros e, este ano, estabeleceu uma base de trabalho contínuo na cidade de São Paulo, a exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro.
“Este prêmio é um reconhecimento significativo do nosso compromisso em promover a cultura e a educação musical”, afirma Ana Flávia Cabral Souza Leite. O programa da FOSB foi um dos 32 projetos selecionados para chegar à etapa final do prêmio entre os mais de 300 inscritos por instituições de 19 países de seis continentes.
Palestra
A premiação ocorreu em meio ao Music Cities Convention, o maior evento global que promoverá até 10/12, workshops, mesas-redondas, masterclasses e painéis para explorar o uso e a importância da música no desenvolvimento de cidades em todo o mundo.
A vice-presidente da FOSB integrou a programação com a palestra “A Educação Musical e a Importância da Música nas Escolas”, dentro do “Estratégias futuras para a educação musical”, abordando modelos inovadores e bem-sucedidos para a promoção do ensino de música. A mesa foi composta por Denise Stanley-Chard (TULIP Peer2Peer Learning), Panos Panay (The Recording Academy) e Bill Bragin (The Arts Center na NYU Abu Dhabi).
Sobre a Fundação
A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos, responsável por istrar as atividades da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e corpos artísticos associados e, assim, contribuir para o desenvolvimento de um trabalho com oito décadas de história.
No próximo ano, a OSB completará 85 anos como o mais tradicional conjunto sinfônico do País. Fundada em 1940 pelo maestro José Siqueira, a orquestra já realizou mais de cinco mil concertos, sendo reconhecida pelo pioneirismo de suas ações: primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de o à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Itaú – Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.