Pacová lança guia de captação de recursos para organizações de base
ONGs em AçãoGuia criado pela Pacová, em parceria com a Rede Comuá, oferece estratégias para que movimentos sociais e organizações de base conquistem sustentabilidade financeira de forma independente, fortalecendo suas atuações em defesa da justiça social e ambiental no Brasil.

A Pacová – Articulação de Cooperação do Campo à Cidade, acaba de lançar o “Guia de Mobilização de Recursos para Movimentos e Organizações de Base”, uma publicação que se propõe a ser um e essencial para a sustentabilidade financeira de organizações comunitárias e movimentos sociais no Brasil. Escrito por Albert França, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e coordenador de Projetos e Programas da Pacová, o guia foi desenvolvido com base nas pesquisas do Programa Saberes da Rede Comuá e busca oferecer uma base prática e estratégica para a captação autônoma de recursos. e o guia aqui.
Em um cenário onde o financiamento é um dos maiores desafios para organizações de base, o guia destaca a importância da diversificação de fontes. Ele orienta sobre estratégias de financiamento, como a participação em editais, campanhas de doação, crowdfunding, além de parcerias com o setor público e privado. Além disso, o material oferece modelos de propostas e diretrizes para fortalecer a gestão interna e a capacitação das lideranças, elementos fundamentais para conquistar a confiança dos financiadores e ampliar a participação comunitária nas decisões.
A publicação é acompanhada de uma lista de financiadores ativos no Brasil e alinhados com causas de justiça social e socioambiental, tornando-se um recurso valioso para a sustentabilidade de ações de impacto social e ambiental.
“O guia foi criado para que as organizações de base possam mapear oportunidades e estruturar suas ações de forma independente e alinhada com suas realidades locais,” explica França.
Fruto da iniciativa da Rede Comuá, a obra reflete a importância de fortalecer a atuação de base e o empoderamento comunitário frente aos desafios crescentes de desigualdade e vulnerabilidade social. Com isso, o guia não apenas orienta, mas também inspira e promove a autonomia das organizações que trabalham por uma sociedade mais justa e democrática.
A iniciativa do guia se relaciona com os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios e Implementação).
Sobre a Pacová
A Pacová – Articulação de Cooperação do Campo à Cidade, sediada em Utinga, Bahia, é uma organização voltada ao fortalecimento da justiça social, unindo o campo e a cidade em prol de causas como justiça socioambiental, direito à terra e combate às desigualdades. Fundada em 2023, a Pacová desenvolve ações autogestionadas com participação comunitária ativa, valorizando saberes locais para promover transformações estruturais em defesa dos direitos fundamentais e da autonomia das comunidades.
Sobre a Rede Comuá
A Rede Comuá é uma aliança de fundos temáticos, comunitários e organizações doadoras independentes que mobilizam recursos diversificados para apoiar iniciativas da sociedade civil, especialmente grupos liderados por minorias políticas, nas áreas de justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Fundada oficialmente em 2023, após uma década de atuação, a Rede visa fortalecer a democracia brasileira e ampliar a capacidade de atuação conjunta de seus membros, promovendo visibilidade e impacto nas esferas pública e filantrópica.
06/11/2024 @ 00:19
EU QUERO AR ESSE GUIA
15/12/2024 @ 12:20
Bom dia,
Sou o Acivaldo Negrão, jornalista, participo de algumas associações da sociedade civil organizada e gostaria de ar este guia.
16/12/2024 @ 14:14
Acivaldo, e direto no site da organização. O link está na publicação.