Voluntários do Grupo Cyrela levam melhorias a espaços educativos em cinco estados

Empresas do Bem
Compartilhar

Instituições de educação e abrigos infantis receberam melhorias com o apoio do Instituto Cyrela, que promove o voluntariado como ferramenta de transformação social.

Foto: Divulgação.

No final de agosto, o Instituto Cyrela, responsável pelos investimentos sociais do Grupo Cyrela, realizou mais uma edição do Dia da Ação Voluntária (DAV), reunindo mais de 500 colaboradores em ações coordenadas de revitalização e entrega de espaços educativos e sociais. O evento, que ocorreu simultaneamente em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Belém (PA), reafirmou o compromisso da Cyrela com o bem-estar das comunidades onde atua, ao transformar locais de aprendizagem e convivência em ambientes mais acolhedores e funcionais.

Em São Paulo, o Dia da Ação Voluntária contou com a participação de mais de 300 colaboradores que reformaram a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, na Vila Carioca. A instituição, que atende cerca de 1.440 alunos do ensino fundamental e médio, ou por uma série de melhorias, incluindo a pintura de salas e corredores, reparos elétricos e hidráulicos, revitalização de áreas verdes e a doação de materiais esportivos. 

No Rio de Janeiro, o DAV aconteceu no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR), localizado na Cidade de Deus, que atende aproximadamente 250 crianças e adolescentes com atividades gratuitas ligadas ao esporte, cultura, arte e educação. Com a participação de cerca de 70 voluntários da RJZCyrela e de parceiros, um novo espaço multiuso foi entregue, proporcionando à instituição um local adequado para a realização de atividades educativas e culturais. Além das melhorias estruturais, recreações foram organizadas com as crianças e adolescentes que frequentam o contraturno escolar. 

A regional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também foi cenário de importantes transformações. Os 100 voluntários se reuniram no Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL), instituição que atende 120 jovens no contraturno escolar. A ação foi especialmente significativa para a equipe e para a instituição, que havia sofrido com os estragos das chuvas em abril.

“A proposta, que acolhe nossas perdas e abraça o nosso espaço com tanto carinho e atenção, nos permitirá não apenas recuperar um pouco do que foi perdido, mas também começar a construir novas histórias e memórias”, relatou Kelly Leite, representante do CEDEL. Jaqueline Cardoso, voluntária da Cyrela e uma das pessoas afetadas pelas chuvas, também comentou: “Após as enchentes, o fato de o projeto ter ocorrido em uma escola atingida tornou a experiência única, permitindo-me retribuir tudo o que recebi em doações e ajuda.”

Já nas regionais de São Luís e Belém, os voluntários concentraram esforços em abrigos que atendem crianças com deficiências em situação de vulnerabilidade. Em São Luís, o Instituto Amor Incondicional, que cuida de crianças com microcefalia e doenças raras, recebeu melhorias como pintura, troca de móveis e um dia de recreação. Em Belém, o Abrigo Especial Calabriano, dedicado a crianças em tratamento neurológico, foi beneficiado com a doação de itens essenciais, como fraldas e materiais de higiene, além de um café da manhã especial para os pequenos.

A edição do Dia da Ação Voluntária reforçou o papel do voluntariado como uma poderosa ferramenta de transformação social, promovendo o engajamento dos colaboradores da Cyrela e parceiros em ações que beneficiam diretamente as comunidades locais. Ao revitalizar espaços e criar ambientes mais propícios para o desenvolvimento educacional e social de crianças e jovens, o Instituto Cyrela reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cidadania e a construção de um futuro melhor, contribuindo para os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). 

Sobre o Instituto Cyrela

Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais da empresa, focando na transformação urbana e na melhoria da educação pública, desde a primeira infância até o primeiro emprego. Com 1% do lucro líquido da Cyrela destinado ao seu orçamento, o Instituto desempenha um papel importante na transformação social e no fortalecimento das comunidades.


Compartilhar