Estação Paulista se torna espaço cultural que incentiva a leitura durante a Bienal do Livro
Cultura de DoaçãoInstituto CCR transforma a estação de metrô Paulista-Pernambucanas em espaço cultural com arrecadação de livros, roda de conversa com Chico Felitti e distribuição de livros digitais gratuitos durante a Bienal do Livro de São Paulo.

O Instituto CCR, braço sociocultural do Grupo CCR, está ampliando sua atuação na Bienal do Livro de São Paulo de uma maneira inédita: transformando a estação de metrô Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela, em um espaço dedicado à leitura e à cultura. Entre os dias 6 e 15 de setembro, o local recebe ações que incentivam a leitura, como uma grande campanha de arrecadação de livros e uma roda de conversa com o escritor e jornalista Chico Felitti.
No coração da estação, uma estante de cinco metros de largura serve como ponto de coleta para a doação de livros, com o objetivo de apoiar escolas públicas da capital paulista. As doações serão destinadas à Escola Municipal Duque de Caxias e à Escola Estadual João Kopke. Para dar início à campanha, o Instituto CCR já disponibilizou 60 exemplares. O objetivo é engajar os ageiros e a comunidade, incentivando a participação ativa na doação de livros para fomentar a leitura em escolas.
O local recebeu uma roda de conversa com Chico Felitti, autor do livro “Ricardo e Vânia” e criador do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, além de uma sessão de autógrafos com o autor. A ação pretende aproximar ainda mais a literatura do dia a dia dos paulistanos, oferecendo uma experiência cultural dentro do ambiente urbano.
Outra iniciativa destacada na estação é a disponibilização de QR Codes que permite aos ageiros baixar livros digitais gratuitamente, em parceria com a Skeelo e a Bienal do Livro. A ideia é facilitar o o à leitura durante o evento, expandindo as oportunidades de contato com obras literárias.
Essas atividades fazem parte do investimento de R$ 60 milhões que o Instituto CCR está dedicando a projetos culturais em 2024, ano em que celebra seu 10º aniversário. O Instituto CCR reforça seu compromisso com a democratização da cultura, levando eventos culturais para os espaços de mobilidade urbana e incentivando a transformação social por meio da educação e leitura.
A transformação da estação Paulista-Pernambucanas em um espaço cultural durante a Bienal do Livro reflete a importância de iniciativas que aproximam a cultura e a educação da população. As atividades propostas na ação se alinham aos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Sobre o Instituto CCR
O Instituto CCR é o braço social do Grupo CCR, uma das maiores empresas de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atuando nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, é uma das principais entidades de apoio a iniciativas socioculturais no Brasil. Com o compromisso de investir R$ 750 milhões em ações sociais até 2035, o Instituto já impactou mais de 18 milhões de pessoas em todo o país. Ao longo de 10 anos, a instituição apoiou 730 projetos que beneficiaram 555 cidades, promovendo o o à cultura, educação e mobilidade urbana sustentável.